Baixada Fluminense
Mobilidade urbana

Tarifa Zero transporta mais de 18 mil em nove dias em Belford Roxo

Cinco coletivos percorrem cerca de 10 km diariamente, das 4h30 às 22h, conectando bairros como Jardim Gláucia, Bom Pastor e Gogó da Ema ao centro da cidade.

Compartilhe:
30 de julho de 2025
Sara Oliveira
Tarifa Zero transporta mais de 18 mil em nove dias em Belford Roxo
População comemora acesso gratuito ao transporte e mais mobilidade urbana. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, implantou, no último dia 19 de julho, o programa Tarifa Zero, oferecendo transporte coletivo gratuito para a população. Em apenas nove dias de funcionamento, os cinco ônibus que integram a linha transportaram 18.535 passageiros. O trajeto cobre aproximadamente 10 quilômetros, saindo do bairro Jardim Gláucia, passando pelo Bom Pastor e Gogó da Ema, até o centro do município.

Os veículos circulam todos os dias, das 4h30 às 22h. A iniciativa tem sido bem recebida por moradores, especialmente aqueles que antes precisavam caminhar até 1,5 km para alcançar o transporte público mais próximo, como relatam residentes da área da Guacha, no Jardim Gláucia.

“Fico feliz com o sucesso deste programa, pois beneficia milhares de pessoas que não tinham acesso a transporte. Agora, gratuito, o direito de ir e vir da população em geral está garantido”, afirmou o prefeito Márcio Canella.

Rosângela Modesto de Oliveira, moradora do bairro Bom Pastor há 57 anos, destacou o impacto positivo da medida. “Muitas pessoas não dispõem de dinheiro para pagar passagem em muitas ocasiões. O Tarifa Zero nos propicia mobilidade para ir ao mercado, a médico e ao centro do município. Os moradores da Guacha viveram muitos anos sem ônibus. O Tarifa Zero é uma revolução”, declarou.

Tarifa Zero com outras linhas

Além da linha já em funcionamento, a Prefeitura anunciou a ampliação do programa. Uma nova linha do Tarifa Zero vai ligar o bairro Shangrilá a Nova Aurora, local de conexão com linhas para a Central do Brasil, Bonsucesso e Nova Iguaçu, aumentando ainda mais a cobertura e integração do transporte gratuito na cidade.

/* */