TCE-RJ emite parecer favorável à aprovação de contas de quatro cidades fluminenses


As contas do exercício de 2021 das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Saquarema, na Região dos Lagos, e São João da Barra, no Norte Fluminense, receberam parecer favorável à aprovação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A avaliação do TCE-RJ é uma etapa anterior à aprovação final das contas, que fica à cargo das Câmaras Municipais de cada município, com base no parecer emitido.  

Segundo o TCE-RJ, Saquarema e Arraial do Cabo foram as únicas cidades que aplicaram na Educação e na Saúde os percentuais das receitas municipais em conformidade com as exigências legais. Apesar do descumprimento, os demais prefeitos não foram penalizados. Isso porque a Emenda Constitucional nº 119/22 isenta de responsabilidade administrativa os gestores que não aplicaram os percentuais mínimos de gastos com Educação nos exercícios de 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19.  

Saquarema destinou 34,67% das receitas com impostos e transferências na Educação e 15,03% na Saúde. Já Arraial destinou 18,33% para a Saúde e 27,53% para o desenvolvimento e manutenção da Educação. As fatias previstas em lei são 25% e 15%, respectivamente. Apesar disso, o município não aplicou o mínimo de 70% dos recursos do Fundeb na remuneração de profissionais da Educação.

Alerta do TCE-RJ

De acordo com o TCE-RJ, Búzios cumpriu a Lei Complementar 141/12 ao destinar 37,55% da receita com impostos e transferências para a área da Saúde. Na Educação, por sua vez, foram aplicados 24,39%, abaixo dos 25% exigidos pela Constituição. O TCE-RJ alerta que o município terá que aplicar a diferença até o final de 2023 – ou seja, R$ 6,5 milhões.

São João da Barra também não cumpriu os mínimos constitucionais em sua totalidade. Apesar de destinar 27,27% à Saúde, foram investidos apenas 23,46% em Educação, irregularidade que também foi relevada devido à emenda constitucional nº 119/22. Todos os relatórios referentes aos municípios tiveram ressalvas e recomendações. 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás