O Governo do Estado prepara a transição energética para a operação de oito equipamentos administrados pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Com mudança, os teatros e museus da rede irão funcionar com energia limpa, uma ação do Programa ECO Funarj.
Segundo o órgão, o projeto é pioneiro na captação de energia solar em teatros e museus públicos. A previsão é que mais de 800 placas fotovoltaicas captem energia solar nas edificações. A iniciativa prevê ainda a criação de cinco estações de produção de energia.
As estações funcionarão nos teatro João Caetano, Sala Cecília Meireles, Armando Gonzaga, Arthur Azevedo e Mário Lago. Os créditos gerados pelas estações vão abastecer também o Museu Carmen Miranda, a Casa de Cultura Laura Alvim e o Teatro Gláucio Gil.
Quatro unidades já receberam os equipamentos para instalação. A chegada dos aparelhos ao Teatro João Caetano está prevista para este mês. Os créditos acumulados registrados pela concessionária de energia vão ser utilizados para abater o consumo em outros locais.
“Todos os teatros da Funarj vão receber energia limpa, alguns vão produzir e outros apenas receber os créditos. Esse projeto é uma forma de unir a arte e a sustentabilidade nos equipamentos culturais”, explicou o presidente da fundação, Jackson Emerick.
Os créditos de energia solar são um sistema de compensação que permite aos consumidores receberem descontos ou abatimentos em suas contas de energia elétrica.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), recebeu nesta terça-feira (14) a visita do empresário…
De olho na economia criativa do Carnaval, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, vai…
Por Juedir Teixeira* A gestão por categoria é uma abordagem estratégica que, quando bem implementada,…
O setor de supermercados do Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 5,3%…
A Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, recebeu no último domingo (12) o primeiro…
Veículos com final de placa 0, 1 e 2 têm até 31 de maio para…