Meio Ambiente

Tecnologia para monitoramento do uso de agrotóxicos

No Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, comemorado neste sábado (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, destaca o avanço em tecnologia para o monitoramento do uso de agrotóxicos na agricultura fluminense. A ferramenta central deste processo é o Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), uma plataforma de gestão online implementada pela Superintendência de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.

O SIAPEC permite um controle eficiente sobre a comercialização de produtos químicos, com distribuidores inserindo informações detalhadas sobre os produtos e volumes vendidos aos agricultores. A ferramenta também facilita a emissão de receituários agronômicos e a logística reversa, controlando a devolução de embalagens vazias nos postos regulamentados do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Deodalto, o SIAPEC é fundamental para a segurança e eficiência no monitoramento e fiscalização do uso de agrotóxicos.

“O sistema integra informações sobre o cadastro de produtos, comercialização, receituário agronômico e destinação correta das embalagens vazias, garantindo a qualidade e segurança dos produtos, protegendo os consumidores e o meio ambiente,” enfatizou o secretário.

Avanço em tecnologia para mais saúde e proteção ao meio ambiente

A implementação do SIAPEC traz ganhos significativos para a saúde humana e o meio ambiente, contribuindo para a redução de resíduos químicos no solo, na água e nos alimentos. A plataforma assegura mais transparência e segurança no uso de agrotóxicos, minimizando riscos de contaminação e promovendo uma agricultura mais sustentável.

“O módulo de agrotóxicos do sistema é uma ferramenta segura e gratuita para os agentes envolvidos, permitindo controlar estoques, registros de entrada e saída de agrotóxicos e a emissão de receituários agronômicos,” destacou o engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, Leonardo Vicente.

O SIAPEC também apoia a fiscalização conduzida pela Superintendência de Defesa Agropecuária, incluindo vistorias em propriedades rurais para verificar o uso e armazenamento adequado de produtos, fiscalização de lojas que comercializam agrotóxicos e atendimento a denúncias de uso irregular de agrotóxicos clandestinos, garantindo conformidade com as normas e protegendo a saúde pública.

Produtores com dúvidas sobre o sistema podem buscar assistência na unidade de Defesa Sanitária Vegetal mais próxima.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Ações de prevenção em Três Rios realiza mil exames em uma semana

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações…

2 horas atrás

Carteira da Pessoa com Autismo terá emissão em até 15 dias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na…

2 horas atrás

Castro na berlinda? Não no PL…

Por Nelson Lopes A operação mais letal do Rio fez com que a esquerda mirasse…

3 horas atrás

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

17 horas atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

19 horas atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

21 horas atrás