Região Serrana
Teresópolis

Mês de conscientização da violência contra a mulher tem programação extensa em Teresópolis

Palestras nas unidades da rede municipal e estadual de ensino conscientizam sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Compartilhe:
05 de agosto de 2022
Mês de conscientização da violência contra a mulher tem programação extensa em Teresópolis
Escolas de Teresópolis sediarão palestras de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Crédito: Pexels

Entre os dias 10 e 31 de agosto, a prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, realizará uma série de bate-papos, palestras e debates sobre a violência contra a mulher. A programação marca o Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência sofrida por mulheres. As conversas serão realizadas nas unidades de ensino das redes municipal e estadual e são abertas a alunos, profissionais da educação e mães e responsáveis pelos estudantes. 

Entre os estudantes, as discussões poderão ser acompanhadas por alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as palestras de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher estão temas como “Enfrentando Relações Abusivas”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Mulher e as secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde. 

Margareth Rosi, secretária dos Direitos da Mulher, destaca que o objetivo é discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher em suas diversas formas, mas principalmente a violência doméstica. 

A Lei do combate à violência contra a mulher

“As atividades que vamos promover marcam o aniversário de 16 anos da aprovação da Lei Maria da Penha, considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. Este ano, vamos realizar o trabalho de conscientização nas escolas, com diversas faixas etárias, em vários bairros e localidades do interior, buscando sensibilizar o maior número de pessoas possível com relação ao assunto”, explica.

A pasta é responsável por manter o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), que acolhe mulheres vítimas de violência. Instalado na 110ª Delegacia de Polícia, no Alto, o setor funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.

A Prefeitura lembra que outro local de atendimento em casos de violência contra a mulher é o Posto Avançado de Apoio à Mulher (PAM), na Rodoviária, no centro da cidade. O horário de funcionamento do PAM é de segunda a sexta, das 12h às 18h. Existe ainda o NAM (Núcleo de Atendimento à Mulher), também com acolhimento para mulheres, instalado no PSF do Meudon.

Programação das palestras

Dia 10/08 – 14h às 19h – CEROM (São Pedro)
8º/9º Ano e EJA – Parceria: Sec. Educação

Dia 10/08 – 9h às 15h – E. M. Alice Suassuna (Brejal)
Mães e responsáveis dos alunos – Parceria: CRAS Alto

Dia 15/08 – 8h30 – E. M. Neidy Angélica (Vargem Grande)
8º e 9º Ano – Parceria: Sec. Educação

Dia 18/08 – 8h às 14h – E. M. Paulo Freire (Vale do Paraíso)
8º e 9º Ano – Parceria: Sec. Educação

Dia 23/08 – 8h – E. M. Belkis Morgado (São Pedro)
Profissionais da Educação do entorno – Parc.: Progr. Saúde na Escola

Dia 26/08 – 14h – Colégio Estadual Lions Club (Meudon)
Profissionais da Educação do entorno – Parc.: Progr. Saúde na Escola

Dia 29/08 – 14h – C. E. Rose Dalmaso (São Pedro)
8º Ano – Parceria: Sec. Educação

Dia 31/08 – 10h às 12h – Colégio Estadual Fany Niskier (Albuquerque)
9º Ano e Ensino Médio – Parceria: Sec. Educação