A prefeitura de Teresópolis, na região serrana, conquistou o segundo lugar em auditoria realizada pelo TCE-RJ. Foto: Pixabay
A prefeitura de Teresópolis, na região serrana, conquistou o segundo lugar, por pontuação, no estado, em estrutura, organização e operacionalização das unidades centrais de Controle Interno na auditoria governamental de levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). De acordo com a prefeitura, esse resultado reflete a prioridade na transparência pública.
De acordo com o prefeito Vinicius Claussen, entre 91 municípios do estado, Teresópolis ficou na 2ª posição, por pontuação, com relação ao funcionamento do Controle Interno. Para ele, esse resultado demonstra o esforço da gestão para assegurar a efetividade e transparência nas atividades realizadas.
“O resultado se soma a outras conquistas do município este ano, como o 1º lugar na Região Serrana, no índice do Radar da Transparência Pública, divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, e a 5ª posição no ranking transparência pública no estado do Rio, de acordo com o TCU”, enfatizou o prefeito, pontuando que a aprovação das contas de 2022 pelo TCE-RJ também reflete o compromisso com a gestão financeira responsável e transparente.
A secretária de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, enfatizou que a auditoria aconteceu entre os dias 16 de janeiro e 12 de maio deste ano. Segundo ela, o TCE-RJ teria qualificado a estrutura, a organização e a forma de funcionamento da Secretaria de Controle Interno.
“É importante para o município estar bem classificado no ranking, mas por determinação do Prefeito Municipal devemos continuar no desenvolvimento e implementação de medidas visando à otimização dos sistemas de controle interno”, disse ela.
Ela frisou ainda que, pela classificação do TCE-RJ, o município de Teresópolis adotou medidas eficazes para lidar com os desafios relacionados ao Controle Interno e uma estrutura de Controle Interno possibilita uma abordagem mais eficiente na gestão dos problemas identificados.
O trabalho de auditoria busca subsidiar as atividades do TCE-RJ com avaliações de risco sistêmico em auxílio à tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais quando da definição de suas futuras políticas e ações de controle externo.
A finalidade do TCE-RJ não tem como objetivo estabelecer uma hierarquia entre os municípios ou realizar comparações para definir quais são os melhores ou piores. Seu principal propósito é avaliar quais municípios requerem uma maior priorização. Teresópolis, Armação de Búzios e Rezende se destacam como melhores práticas implementadas a serem seguidas por outros municípios.
Quanto ao conteúdo da análise, a equipe de auditoria, de modo a proporcionar aferições equitativas, classificou os municípios de acordo com o número de habitantes em nível local, utilizando os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dividindo os jurisdicionados auditados em porte pequeno (duas categorias: até 20 mil habitantes; 20.001 até 50 mil), porte médio (50.001 a 100 mil hab.) e grande porte (acima de 100.001 hab.).
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, será uma das sedes da 23ª…
Rio das Ostras foi um dos municípios fluminenses presentes no 7º Congresso Estadual Empresarial de…
Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos…
O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…