Cultura & Lazer
Teresópolis

Setor artístico de Teresópolis passará por mapeamento inédito até 11 de novembro

Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense inicia o mapeamento de artistas e grupos artísticos de Teresópolis. Veja como participar.

Compartilhe:
06 de outubro de 2022
Setor artístico de Teresópolis passará por mapeamento inédito até 11 de novembro
O programa de apoio ao setor de artesanato foi desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Artistas de Teresópolis, na Região Serrana, poderão participar de um inédito mapeamento do setor até o dia 11 de novembro. A ação, do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), busca levantar informações esse movimento artístico no município para elaboração de políticas públicas. O formulário está disponível para preenchimento por meio do link: https://forms.gl e/7yna3b4pYQZNRTjn9.

O programa foi desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O objetivo é fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos e realização de feiras de artesanato nos 46 municípios que participam do programa.

Políticas públicas para o artesanato

Segundo a Prefeitura de Teresópolis, o mapeamento servirá para estudos futuros sobre o movimento artístico dos municípios e, ainda, para o fomento de novas políticas públicas culturais a serem desenvolvidas.

Cléo Jordão, secretária de Cultura de Teresópolis, diz que a política ajudará em ações de inclusão desses artistas nas políticas culturais da cidade.

“Teresópolis é um dos 46 municípios selecionados para fazer parte do PFAF. Por isso, é fundamental que os artistas, artesãos e grupos artísticos do município preencham o formulário, pois isso facilitará a sua inclusão em ações futuras de fortalecimento da produção artística e de estímulo à economia local”, orienta.