Região Serrana
Teresópolis

Prefeitura inicia maior mutirão de saúde da história do município

Programa prevê mais de 25 mil atendimentos de Saúde, entre consultas, exames e cirurgias para zerar fila de pendências até janeiro.

Compartilhe:
28 de outubro de 2022
Prefeitura inicia maior mutirão de saúde da história do município
Mutirão de saúde terá 3.498 exames médicos

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, na Região Serrana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou, na quinta-feira (27), o maior mutirão de saúde da história do município. Com um investimento de cerca de R$5 milhões, o “Mutirão Terê Zera Fila” prevê a realização de 25 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias. A previsão da SMS é de que a fila de atendimento seja zerada até janeiro de 2023.

O principal objetivo do mutirão será zerar as filas de atendimento em saúde que estão represadas desde a pandemia de Covid-19, quando foi necessário direcionar grande parte dos esforços e investimentos para a alta complexidade. “Estamos fazendo mais um grande investimento na Saúde de Teresópolis, na ordem R$ 5 milhões, e vamos fazer algo inédito no município, que é zerar de uma vez as filas de espera do SUS. Nossa gestão está 100% comprometida em recuperar o fluxo de procedimentos importantes para a saúde de nossa população”, explicou o prefeito Vinícius Claussen.

O mutirão terá início pelas consultas e cirurgias oftalmológicas, no Hospital São José, e avança para as outras especialidades. Um chamamento público está em andamento para contratação de profissionais e clínicas que vão prestar os serviços para a Prefeitura. Esses serviços serão contratados localmente para evitar deslocamentos dos pacientes a longas distâncias para atendimento.

Contato da secretaria de saúde

Os pacientes que estão na fila de espera serão contatados pela SMS em até 48h antes do atendimento. No caso de pacientes que tenham alterado o número de telefone, eles devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar a atualização de contato. Aqueles que estejam com risco cirúrgico e/ou outros exames vencidos, terão os mesmos remarcados e atualizados.

“Através de um prontuário digital e profissionais qualificados vamos agilizar todo o contato com pacientes que estão há muito tempo aguardando esta oportunidade. Nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais estarão voltados para melhor diagnosticar e solucionar quaisquer casos clínicos”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel.

No total, haverá a realização de 22.839 consultas com especialistas. São elas: cardiologia (2.945); cirurgia vascular (1.151); ginecologia (324); endocrinologia (2.024); clínica médica (472); cirurgia geral (416); proctologia (433); pneumologia (717); pneumologia pediátrica (87); neurologia (1.252); neurocirurgia (328); neuropediatria (313); oftalmologia (2.163); gastroenterologia (1.425); ortopedia (2.070); otorringolaringologia (1.039); reumatologia (1.468); urologia (1.047); dermatologia (1.832); hematologia (239); nefrologia (282); psiquiatria (547); bucomaxilo (128); mastologia (36) e endócrino pediatria (101).

Exames médicos

Também serão realizados 3.498 exames médicos que incluem: ecocardiograma transtorácico (1.100); ecodoppler vascular (402); teste ergométrico (21); holter (264); mapa de pressão arterial (93); eletroneuromiografia (82); eletrocefalograma com mapeamento (213); espirometria (226); ressonância (360); histeroscopia diagnóstica (199); colonoscopia, polipectimia e histopatológico (340); e endoscopia (198).

Procedimentos cirúrgicos

Por último, a Secretaria Municipal de Saúde SMS) também realizará as cirurgias a seguir: vasectomia; diu; laqueadura tubária e cirurgia oftalmológica; cirurgias oncológicas; proctologia; urologia (RTU); urologia-orquiectomia; ginecologia; vascular e cerebral. Ainda haverá procedimentos de endometriose laparoscópica e vascular de alta complexidade.