Com a temática da conscientização estampada em cartazes – “Carnaval é Ser Igual”, “Não é Não”, “Diga Não a Todos os Tipos de Violência”, e “No Bloco da Alegria o Trabalho Infantil Não Tem Vez” – a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Bonsucesso, em Teresópolis, na Região Serrana, realizou um evento de carnaval voltada às famílias dos seus Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
De acordo com a prefeitura, embalados por uma ‘Marchinha da Conscientização’, mulheres, adolescentes e crianças brincaram o seu carnaval particular nesta quarta-feira (7), na sede do Cras, à beira da RJ-130 (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 28).
Orientações em Teresópolis
Dirigida pela coordenadora da unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh), Adriana Marques, a equipe orientou os participantes sobre os riscos decorrentes das grandes aglomerações típicas da festa de Momo, os sinais de violência e assédio que ocorrem durante essas comemorações e como prevenir e combater esse tipo de abuso.
Dicas importantes foram dadas especialmente em relação às crianças, incluindo o combate ao trabalho infantil, que aumenta durante a festa, e a identificação dos pequenos com plaquinhas contendo seu nome, o nome do responsável e o telefone para contato. “Brincar o carnaval é saudável e divertido, mas dentro da lei, do respeito ao próximo e das regras de segurança coletiva”, frisou Adriana.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.