Capital
Mobilidade

Terminal Gentileza receberá, a partir de sábado, mais cinco linhas de ônibus

Mais cinco linhas de ônibus começam a circular dentro do Terminal Gentileza, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Compartilhe:
29 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
Terminal Gentileza receberá, a partir de sábado, mais cinco linhas de ônibus
A Linha 104 já está em funcionamento desde a inauguração do Terminal Gentileza. Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Mais cinco linhas de ônibus começam a circular dentro do Terminal Gentileza, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. De acordo com a prefeitura da capital carioca, o cronograma foi antecipado e, a partir de sábado (2), tem início a operação das linhas municipais. A medida estava prevista para ocorrer somente em 16 de março. Com isso, ao todo, dez linhas de ônibus urbanos municipais passam a ter ponto final no terminal.

“Começamos a operação, no último sábado, com cinco linhas de ônibus dentro do Gentileza e constatamos que houve uma adaptação rápida e positiva dos passageiros. Dessa forma, decidimos antecipar o cronograma de entrada das outras cinco linhas, que estavam previstas para o dia 16 de março. Assim, será mais fácil também comunicar todas as mudanças de ponto final dos ônibus aos usuários. Estamos sinalizando as alterações e nossas equipes estão no terminal e no entorno orientando a população”, declarou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Linhas no Terminal Gentileza

A maiorias das linhas que irão operar a partir do próximo sábado, dentro do terminal, têm como destino a Zona Sul. Confira abaixo quais são:

  • Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
  • Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
  • Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
  • Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
  • Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)

Desde terça-feira (27/2), o Terminal Gentileza também ganhou uma linha de ônibus gratuita com destino ao Super Centro Carioca de Saúde. A linha gratuita, que saía das imediações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), passa para dentro do terminal. No entanto, para dar tempo dos usuários se acostumarem à mudança, a parada do INTO funcionará até o dia 4 de março, quando então será desmobilizada. O itinerário pode ser consultado neste site.

O ônibus do Super Centro Carioca de Saúde circula de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e aos sábados das 8h às 20h, para facilitar o acesso ao complexo de saúde pública, parando em pontos estratégicos para pacientes que vêm de toda a cidade. Para ter acesso, basta apresentar comprovante de consulta no Super Centro Carioca de Saúde. O usuário tem direito a um acompanhante.

Próximas fases

De acordo com a prefeirura, a partir de 16 de março, serão implantadas restrições à circulação de caminhões em trechos da Avenida Brasil, para evitar retenções em alguns trechos e faixas de horário, obedecendo ao início gradual de operações do BRT Transbrasil:

– Pista Central em ambos os sentidos, entre Irajá e Caju. Dias e horários: todos os dias, das 4h às 22h

– Pista Lateral sentido Centro, entre Irajá e Caju. Dias e horários: dias úteis, das 5h às 9h

– Pista Lateral sentido Santa Cruz, entre Caju e Ramos. Dias e horários: dias úteis, das 16h às 20h

Sinalização específica será implantada em todos os acessos aos trechos onde haverá restrição, indicando os dias e horários proibidos. A fiscalização do cumprimento da nova regra será efetuada por meio de equipamentos eletrônicos ao longo dos trechos, bem como por agentes da Guarda Municipal.

A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. O serviço também passa a parar em todas as estações do percurso. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Também a partir de 30 de março, está prevista a inauguração da linha 4 (Praça XV x Terminal Intermodal Gentileza) do VLT para atender o Terminal Gentileza. O novo trajeto terá duração de 29 minutos, conforme detalhou a prefeitura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.