Política
Fiscalização na saúde

Transparência obrigatória em Conselhos Estaduais de Saúde

Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro exige divulgação online de informações sobre conselhos de saúde do Estado.

Compartilhe:
15 de julho de 2024
Sara Oliveira
Transparência obrigatória em Conselhos Estaduais de Saúde
Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro exige divulgação online de informações sobre conselhos de saúde do Estado do Rio. (Foto de banco de imagem)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro está agora autorizada a publicar informações sobre os Conselhos Estaduais de Saúde em seu site. A medida, que tem o objetivo de aumentar a transparência, é resultado da Lei 10.451/24, de autoria da deputada Giselle Monteiro (PL), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira (12).

Nova lei amplia transparência

De acordo com a lei, poderão ser contempladas as seguintes informações: composição de cada conselho, com cargo e nome dos integrantes; dados para contato; calendário anual de reuniões; horário e local das reuniões, além de arquivos com atas, editais, resoluções e deliberações aprovadas. Os documentos poderão ser salvos em formato pesquisável, em arquivos individualizados e nomeados de acordo com o seu conteúdo.

“Os Conselhos Estaduais, chamados também de conselhos de políticas públicas são uma das diversas ferramentas que possibilitam aos cidadãos a participação ativa no processo destas políticas, entretanto, raramente a população ouve falar desse tema, isso por que os conselhos de fato são pouco divulgados e, consequentemente, invisíveis para muitas pessoas”, comentou Giselle.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.