Região Serrana

Treinamento com cães é reforçado em Petrópolis para buscas em deslizamentos

Com a proximidade do período mais chuvoso do ano, a Guarda Civil Municipal de Petrópolis, na Região Serrana, intensificou a preparação para atuar em ocorrências envolvendo deslizamentos de terra. A iniciativa busca reduzir o tempo de resposta e ampliar a eficiência nas operações de busca e resgate. Um dos cães do Grupamento de Operações com Cães está em treinamento específico para a detecção de vítimas em escombros. O trabalho tem como objetivo agilizar a localização de pessoas soterradas e aumentar as chances de sobrevivência em situações de desastre.

O animal em treinamento é Taurus, um pastor belga malinois com menos de um ano de idade. Ele está há nove meses no canil da Guarda Civil e, desde a chegada, vem sendo preparado exclusivamente para atuação em cenários de escombros. Segundo os agentes, a raça foi escolhida pela força, resistência e facilidade de adaptação a terrenos instáveis.

Como funciona o treinamento

Durante o treinamento, é utilizada placenta doada pela Universidade de Vassouras como fonte de odor. O material é apresentado diariamente ao cão em diferentes condições, como profundidades variadas, terrenos acidentados e sob influência de chuva ou calor.

Além da detecção, Taurus passa por treinamento de socialização para manter o foco em ambientes com grande circulação de pessoas, incluindo bombeiros e familiares de vítimas. O cão é preparado para sinalizar a localização por meio de latidos, facilitando a comunicação com os agentes durante as operações.

Os condutores do animal também recebem capacitação específica e seguem os protocolos do Corpo de Bombeiros. A atuação da Guarda Civil ocorre apenas após autorização dos bombeiros e acionamento da Defesa Civil, respeitando normas de segurança para evitar novos riscos no local.

A Guarda Civil de Petrópolis já possui histórico de atuação em buscas desse tipo. Em 2022, durante o maior desastre natural registrado na cidade, um cão do canil auxiliou na localização de 18 vítimas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

São Pedro da Aldeia inicia Plano Verão de Segurança 2025/2026

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, na última segunda-feira (15), o Plano Verão…

9 horas atrás

Consumidores seguem otimistas com a ceia de Natal apesar da alta de preços

Apesar da alta de preços registrada no fim de ano, consumidores seguem otimistas em relação…

11 horas atrás

Baile do Empresário 2025 homenageia empreendedores no Rio

O Baile do Empresário 2025 foi realizado nesta terça-feira (15), no Hotel Fairmont, em Copacabana,…

12 horas atrás

Lágrimas, bolacha com manteiga, uma guerra, Chico e Guimarães Rosa

Essa foto é uma homenagem a Haroldo Costa, que deixou esse mundo para ir encontrar…

19 horas atrás

Farmácia Central de Itaguaí passa a funcionar 24 horas por dia

A Farmácia Central de Itaguaí, na Baixada Fluminense, passou a operar 24 horas por dia,…

1 dia atrás

Mesa de Pedra promove evento de jogos socioeducativos em Niterói

A produtora Mesa de Pedra realizou, no dia 19 de outubro de 2025, um evento…

1 dia atrás