Baixada Fluminense

Troca de livros e apresentação musical gratuita em Itaguaí

Nesta terça-feira (7), o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai desmontar a sua tradicional Árvore de Natal Literária com troca-troca de livros e apresentação musical do saxofonista Igor Victor. A programação é gratuita e acontece no Shopping PátioMix (Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí).

A Árvore de Natal Literária ficou disponível durante o mês de dezembro e é composta por livros doados, simbolizando a troca de conhecimento e experiências por meio da leitura. Durante o evento, os visitantes poderão deixar um livro e levar outro, promovendo a circulação de obras literárias entre a comunidade.

Além da troca de livros, outras ações celebraram a literatura

Em 2024, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde realizou uma série de atividades voltadas à celebração da literatura e da diversidade cultural. Entre os destaques, está o “Painel Liteafro: Literatura Infantil de Autoria Negra”, que trouxe uma exposição de livros infantis e autógrafos de autores. Também foram realizados lançamentos de obras como “Por Onde Anda Meu Pai?”, de Yago Eloy, “Os Cabelos de Gabrieli”, de Aline Lourenço, “Meus Pedaços, Meus Versos”, de Norma Santiago, e “Veredas de Mar e Poesia”, de Daniel Genovez.

Outra ação de destaque foi a Roda de Conversa com Escritores Negros, que reuniu autores como Andressa Ferreira (“A Mente de uma Pessoa em Sofrimento”), Silvania Oliveira (“Vovó Tê”), Regina Esteves (“Itaguaí um Pedacinho de Você – Passeio na Cidade”), Yago Eloy, e Simone Pereira (“Viagem no Mundo”). Além disso, o Centro de Memória ofereceu o espetáculo teatral “A Palavra que Resta”, uma adaptação do livro de Stênio Gardel, que aborda conflitos familiares e as dores do ocultamento da sexualidade.

“É uma oportunidade para os participantes vivenciarem um momento de troca cultural e apreciação artística. O Centro de Memória reafirma, assim, seu compromisso com a promoção da leitura e da cultura, fortalecendo laços com a comunidade local”, destaca a idealizadora do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa, Alessandra Reis.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Ações de prevenção em Três Rios realiza mil exames em uma semana

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações…

1 dia atrás

Carteira da Pessoa com Autismo terá emissão em até 15 dias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na…

1 dia atrás

Castro na berlinda? Não no PL…

Por Nelson Lopes A operação mais letal do Rio fez com que a esquerda mirasse…

1 dia atrás

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

2 dias atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

2 dias atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

2 dias atrás