Capital
Urbanização

A história mais iluminada. Túnel velho fica com cara de novo com iluminação 100% LED

Programa Luz Maravilha trocará até o fim do mês todas as 197 lâmpadas de vapor de sódio. Túnel Velho celebra 130 anos em 2022.

Compartilhe:
22 de março de 2022
A história mais iluminada. Túnel velho fica com cara de novo com iluminação 100% LED
Túnel Velho recebeu nova iluminação 100% LED. Crédito: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Em 6 de julho deste ano, a primeira galeria do Túnel Alaor Prata, mais conhecido como Túnel Velho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, celebra 130 anos. Pois, bem! Apesar da secular história, a via agora tem ares de modernidade. Até o fim do mês as 197 lâmpadas antigas de vapor de sódio serão trocadas por luminárias 100% LED.

A iniciativa no Túnel Velho faz parte do projeto de revitalização da iluminação dos 19 túneis na cidade previsto no programa Luz Maravilha. “Realmente a nomeclatura “velho” ficará no passado. O túnel Alaor Prata está recebendo um banho de luz e, em breve, os motoristas notarão a diferença. A Rioluz vai transformar os 19 túneis da cidade em 100% LED até o final de setembro”, comenta o presidente da Rioluz, Pierre Batista.

Além do túnel velho

Antes do Túnel Velho, o programa Luz Maravilha já concluiu a modernização de duas galerias do Túnel Rebouças e do Santa Bárbara e avança em outras etapas do cronograma voltado para este tipo de via. Os trabalhos de modernização da iluminação do Túnel Noel Rosa, importante via de ligação entre os bairros de Vila Isabel e do Riachuelo, na Zona Norte da cidade, também já começaram e tem previsão de ser entregue no final de março.

Neste mês, o programa Luz Maravilha superou a marca de 250 mil pontos de luz instalados em toda a cidade, ultrapassando os 55% da meta inicial estabelecida pela Parceria Público Privada (PPP) da prefeitura, na qual prevê a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade até setembro deste ano.

A meta é modernizar 450 mil pontos de luz pelas luminárias de tecnologia LED. Além de revitalizar os espaços públicos e deixar as ruas mais iluminadas e seguras, o programa gera uma economia de mais de 100 milhões de reais para os cofres públicos somente em 2022.