Projeto de turismo regional é tema de debate entre prefeituras do Norte Fluminense

O turismo regional foi tema de debate que o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) promoveu, na última quarta-feira (14), em São Fidélis, no Norte Fluminense, durante o 1º Workshop Rota Regional Caminhos do Açúcar”.

O encontro que contou com a participação do prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, prefeitos e secretários das cidades consorciadas, teve o objetivo de dialogar e apresentar as ações de planejamento do projeto do turismo regional. Confira o Vídeo do evento.

Durante o encontro, Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, fez breve explanação sobre o projeto, abordando as principais contribuições das ações, as fases de planejamento e execução, dos recursos já captados e outros que estão por vir, além de apresentar alguns elementos da estrutura física do projeto.

Nova realidade do turismo regional

“Esse é um evento importante por ter dado mais um passo para a concretização desse projeto que vai mudar a realidade do Turismo do Norte e Noroeste Fluminense. Com toda a expertise desse novo consultor técnico, e com a parceria e a força dos municípios consorciados, iremos alavancar e abrir caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo”, destacou Vinicius Viana.

A condução do Workshop sobre o turismo regional foi feita pelo novo consultor técnico de Turismo, Eduardo Mielke, contratado pelo Cidennf, que abordou a importância de colocar as cidades no mercado turístico, com o intuito de dinamizar a economia, compreender as vocações e resgatar as potencialidades, além de reiterar o papel e a cooperação dos municípios no desenvolvimento do projeto. Segundo Mielke, a iniciativa é muito importante pois os consórcios estão se tornando cada vez mais uma referência de gestão municipal.

“A perspectiva é que o projeto seja bem colaborativo, fazendo com que cada município coopere no andamento das ações. E com todo esse trabalho, temos o objetivo de resgatar, destacar as potencialidades, além de colocar de uma forma que virem produtos de “prateleira”, para que o mercado consiga enxergar a região como potencial, tanto na captação de turistas, quanto nos investimentos das áreas específicas vocacionadas”, disse o consultor técnico de Turismo.

Estiveram presentes secretários, secretárias e representantes municipais de Turismo, Cultura, Esporte, Educação, Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, além dos prefeitos Amarildo Alcântara (São Fidélis) e Leo Pelanca (Italva), além da equipe técnica do Cidennf e entre outras autoridades presentes, como os presidentes das Instâncias de Governança Regional – Águas do Noroeste, Costa do Sol, e Costa Doce.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás