Projeto de turismo regional é tema de debate entre prefeituras do Norte Fluminense

O turismo regional foi tema de debate que o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) promoveu, na última quarta-feira (14), em São Fidélis, no Norte Fluminense, durante o 1º Workshop Rota Regional Caminhos do Açúcar”.

O encontro que contou com a participação do prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, prefeitos e secretários das cidades consorciadas, teve o objetivo de dialogar e apresentar as ações de planejamento do projeto do turismo regional. Confira o Vídeo do evento.

Durante o encontro, Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, fez breve explanação sobre o projeto, abordando as principais contribuições das ações, as fases de planejamento e execução, dos recursos já captados e outros que estão por vir, além de apresentar alguns elementos da estrutura física do projeto.

Nova realidade do turismo regional

“Esse é um evento importante por ter dado mais um passo para a concretização desse projeto que vai mudar a realidade do Turismo do Norte e Noroeste Fluminense. Com toda a expertise desse novo consultor técnico, e com a parceria e a força dos municípios consorciados, iremos alavancar e abrir caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo”, destacou Vinicius Viana.

A condução do Workshop sobre o turismo regional foi feita pelo novo consultor técnico de Turismo, Eduardo Mielke, contratado pelo Cidennf, que abordou a importância de colocar as cidades no mercado turístico, com o intuito de dinamizar a economia, compreender as vocações e resgatar as potencialidades, além de reiterar o papel e a cooperação dos municípios no desenvolvimento do projeto. Segundo Mielke, a iniciativa é muito importante pois os consórcios estão se tornando cada vez mais uma referência de gestão municipal.

“A perspectiva é que o projeto seja bem colaborativo, fazendo com que cada município coopere no andamento das ações. E com todo esse trabalho, temos o objetivo de resgatar, destacar as potencialidades, além de colocar de uma forma que virem produtos de “prateleira”, para que o mercado consiga enxergar a região como potencial, tanto na captação de turistas, quanto nos investimentos das áreas específicas vocacionadas”, disse o consultor técnico de Turismo.

Estiveram presentes secretários, secretárias e representantes municipais de Turismo, Cultura, Esporte, Educação, Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, além dos prefeitos Amarildo Alcântara (São Fidélis) e Leo Pelanca (Italva), além da equipe técnica do Cidennf e entre outras autoridades presentes, como os presidentes das Instâncias de Governança Regional – Águas do Noroeste, Costa do Sol, e Costa Doce.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

2 dias atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 dias atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

2 dias atrás