Com Felipe Neto e Ailton Krenak, UFRJ abre festival de saberes

Com o tema “Do Ancestral ao Digital”, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organiza, a partir desta segunda-feira (29) e até o dia 2 de setembro, o Festival do Conhecimento UFRJ 2022. A programação do evento, totalmente gratuito, inclui palestra do intelectual indígena Ailton Krenak e uma entrevista ao vivo com o influenciador Felipe Neto.

A programação tem cerca de 800 atividades da comunidade acadêmica e a participação de convidados especiais para debater ciência, comunidade, tecnologias, ancestralidade, inovação, meio ambiente, saúde e Bem Viver, entre outros.

A abertura oficial do evento conta com a participação da Ministra do STF Cármen Lúcia e outros convidados em um Ato Virtual em Defesa das Universidades Públicas. Em seguida, às 17 horas, Ailton Krenak faz a conferência online de abertura “Direitos da Natureza”, parte de um movimento latino-americano e global. 

Transmissão no canal da Extensão UFRJ

As transmissões abertas acontecem no Canal da Extensão UFRJ no YouTube. A entrevista com Felipe Neto será no dia 02 de setembro, às 14h30, e vai abordar o impacto dos influenciadores na sociedade do conhecimento. As inscrições são gratuitas no site https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/, onde os interessados também poderão conferir toda a programação. 

Convidados como a rapper Preta Rara, o historiador Martin Jay, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, o presidente da SBPC Renato Janine Ribeiro e a jornalista Flávia Oliveira juntam-se ao virologista Amilcar Tanuri, à escritora indígena Eliane Potiguara (Doutora Honoris Causa pela UFRJ) e outras atrações.

Além dos debates, a programação inclui oficinas e minicursos virtuais, apresentações em vídeo, podcasts e shows presenciais. Para encerrar o primeiro dia, a Banda Biltre, Marina Iris e o DJ Gustavo Goranmo se apresentarão no Teatro de Arena, no campus da Praia Vermelha, na capital, a partir das 18 horas.

Posts Recentes

Lecadô em clima de folia

O Lecadô já está em clima de Carnaval. Em 2026, a marca carioca de doces…

3 dias atrás

Centro de Memória da Costa Verde tem programação gratuita em fevereiro

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o…

3 dias atrás

Ceciliano trabalha pelo governo

Por Nelson Lopes Não são só os bolsonaristas que estão de olho no mandato-tampão para…

3 dias atrás

Campanha educativa da ViaLagos alerta sobre álcool e direção no Carnaval

Quem vai pegar a estrada para aproveitar o Carnaval na Região dos Lagos do Rio…

3 dias atrás

São João da Barra define esquema de segurança para o Carnaval

A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, realizou, nesta quinta-feira (5), uma…

3 dias atrás

Uma saudade no Carnaval

O carnaval chegando e eu sempre lembrando de Ataulfo Alves, um dos pilares do samba,…

3 dias atrás