A programação inclui oficinas, visitas guiadas e apresentações culturais. Evento chega a escolas da Maré e de Manguinhos. (Foto: divulgação)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza até 15 de novembro, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma das principais iniciativas de popularização científica do país. O evento busca aproximar a ciência da população e promover o diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes populares.
As atividades serão realizadas nos campi do Fundão, Duque de Caxias e Macaé, além de espaços em comunidades como Maré e Manguinhos, e na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A programação inclui oficinas, feiras, mostras, experimentos interativos, rodas de conversa e apresentações culturais, abertas a toda a comunidade, com foco especial em estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas.
Em 2025, o tema nacional é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A proposta da SNCT UFRJ é incentivar a reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas, valorizando também os saberes tradicionais e a educação ambiental como instrumentos de transformação social.
“Queremos ampliar a compreensão de que a ciência não é algo distante, mas parte do cotidiano, e fundamental para enfrentar os impactos das mudanças climáticas em nossos territórios”, destacou Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
A iniciativa mobiliza ações que valorizam a cultura oceânica, mesmo em regiões distantes do litoral, e articula educação científica, arte, tecnologia e inovação voltadas à justiça ambiental. O objetivo é estimular a construção coletiva de soluções locais para desafios climáticos que afetam comunidades urbanas e rurais.
Criada em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um dos maiores movimentos de divulgação científica do Brasil. A cada edição, a UFRJ reafirma seu compromisso com uma ciência aberta, participativa e conectada às realidades do território.
A SNCT UFRJ é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e conta com apoio do CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Prefeitura Universitária da UFRJ.
A Extensão é o setor da UFRJ responsável por aproximar a universidade da sociedade. Apenas em 2024, foram registradas 2.149 ações de extensão, entre programas, projetos, cursos e eventos, alcançando mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.
Cidade Universitária (Fundão)
Centro de Tecnologia (CT) – Bloco A | Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Ilha do Fundão
22 a 24/10 | 8h às 16h
Programação
Campus UFRJ-Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Rod. Washington Luiz, 19.593, km 104,5 – Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias/RJ
22 a 24/10 | 9h às 12h e 13h às 16h
Programação
Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé
Av. Aluízio da Silva Gomes, 50 – Bairro da Glória, Macaé/RJ
21 e 22/10 | 9h às 17h
Programação
Instituto NUPEM (Macaé)
Centro de Convenções de Macaé/RJ – Rod. Amaral Peixoto, Km 170
23 e 24/10 | 9h às 16h
Programação
SNCT UFRJ nos Territórios – Maré
Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque
29/10 | 9h às 14h
Programação
SNCT UFRJ nos Territórios – Manguinhos
Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila
30/10 | 8h às 14h
Programação
Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
21 a 24/10, das 9h às 20h | Sábado, 25/10, das 10h às 13h
E-mail: agendamento@casadaciencia.ufrj.br
Programação
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O encerramento da Semana do Saco Cheio, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, elevou…
A Prefeitura de Paracambi inaugurou, na última sexta-feira (18), o novo Centro de Fisioterapia do…
As obras do futuro Hospital da Criança, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade do…
A Feira Limpa Nome está movimentando a economia de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte…
Com quase 6 mil inscritos, 90 expositores e cerca de duas mil pessoas circulando ao…
Mais de R$2,6 bilhões em resíduos pós-consumo estão sendo subutilizados no Estado do Rio de…