Agenda Gilsse Campos

Uma saudade no Carnaval

O carnaval chegando e eu sempre lembrando de Ataulfo Alves, um dos pilares do samba, com suas pastoras e a cadência de bamba. Eu fiz a última entrevista com Ataulfo, no hospital, antes dele entrar na sala de cirurgia para ser operado de uma úlcera. Foi o fim da sua vida. E a minha entrevista marcou a todos aqueles que amam a memória de um artista de extraordinária dimensão. Num elegante pijama, ele me contava histórias: “Tenho saudades de dois grandes amigos que já se foram, Ari Barroso e o pintor Pancetti. Quando eu fiz a musica Pois É, o Pancetti vibrou, porque dizia que combinava direitinho com a mulher que ele amava. Daí me dedicou um quadro de nome Pois É. Ele dizia que eu era seu “irmão de arte.”


Iemanjá vestia azul

IEMANJÁ (Iorubá) tinha cabelos longos e vestia azul. Um dia, ela fugiu do marido e teve que se transformar num rio para chegar no mar e lá teve a sorte de virar rainha e os filhos são como peixes e ela começou a proteger todo mundo que entra no mar. Porisso, multidões chegam às praias do Brasil no dia dois de fevereiro para pedir proteção e entregar para ela o que ela mais gosta: flores brancas, perfumes e espelhos.

Iemanjá tem fama de cuidar, acolher e proteger as pessoas e eu conheço muita gente que não entra no mar sem pular as sete ondas, porque isso agrada muito Iemanjá. Ela é um orixá do Candomblé e da Umbanda e na Igreja Católica é associada a Nossa Senhora da Conceição. As fotos foram tiradas por Pedro Gomes na praia do Arpoador, onde se reuniram cerca de 30 mil pessoas.


Uma linda no Rio

Toda cidade bacana tem o seu grupinho de lindas, ou seja, mulheres sem profissão definida, que não ocupam cargos importantes, que não tem maridos poderosos e que não são ricas, mas que ficam famosíssimas só por serem lindas, inteligentes e elegantes. No Rio, eu conhecí quatro: Danusa Leão, Marisa Urban, Odile Marinho e Myriam Gagliardi.

Conhecí a Myriam quando ela casou com o polonês Chris Skowronski, irmão do Dominique, marido da Ana Soares, cunhada da Marilia e irmã do Alkindar, meu amigo. Ela era super impressionante, e era personagem importante das colunas sociais do Rio e São Paulo. Onde ela ía, os fotógrafos saíam correndo atrás.

Ela agora completou 92 anos, e não perdeu sua beleza, charme e carisma de mulher internacional. Cercada de amigos, ela festejou na pizzaria Don Camillo e eu mostro aqui o privilegiado grupo que estava a seu lado na hora do bolo.

Myriam, o cirurgião plástico Paulo Muller e a Chef Madelaine Saade
Ana de Paula, Myriam Gagliardi e Sylvia de Castro


Cláudia bombando

Roda de samba pagode e feijoada. Esse foi o cardápio que a Claudia Cury ofereceu às amigas no ótimo Clube Arouca da Barra, para sua festa de aniversário. Os músicos Mateus, Douglas, Feijão e Tinguin tocaram cavaquinho e violão e a batucada tinha pandeiro, surdo e reco-reco. O conjunto, chamado de Pagode Mágico, tocou a tarde inteira e entrou pela noite.

Aliás, as festas da Claudia Cury são famosas, são consideradas as mais animadas da Barra da Tijuca. A feijoada, muito elogiada, assinada pelo restaurante Carmelita, que funciona todos os dias no Clube. Com decoração de Carlos Lamoglia, Claudia recebeu ao lado do marido Marcelo e todos dançaram já com o espírito do carnaval.

Marcelo e Claudia Cury e filhas.
Maninha Barbosa e Renata Fraga
Ana de Paula e Cristina Aboim
Constança Castelo Branco e Sumaya Neves
Katia Cohen e Rosane Messer
Tayi Ruis e Claudia Almeida
Claudia Cury e Elaine Azevedo


EU APOSTO

  • É sempre bom recordar a visita de Gianni Infantino, presidente da FIFA no Maracanã no último Fla Flu, quando ele homenageou os ex-jogadores brasileiros que participaram das cinco copas do mundo vencidas pela seleção canarinho: Jairzinho, Edu, Paulo Cézar Caju, Pepe, Cafu, Bebeto, Branco e Denilson. O meu querido e amado amigo tricampeão Paulo Cesar aparece na foto e ele é um Mestre total de comportamento e lições de vida.

  • Maria Alice Medina agora faz parte da Ordem de Rodes e Malta, uma ordem religiosa católica e leiga e que atua em assistência humanitária, médica e social e tem relações diplomáticas com mais de 100 países. Maria Alice continua morando em Lisboa.

  • Depois do primeiro fim de semana de ensaios técnicos do Grupo Especial, as escolas de samba aproveitaram a passagem pela Marquês de Sapucaí para experimentar e ajustar um dos quesitos que mais vêm ganhando destaque nos últimos carnavais: a iluminação cênica. Às vésperas do Carnaval 2026, o uso criativo e estratégico dos jogos de luz se consolida como um elemento para enriquecer a narrativa dos desfiles e emocionar o público na Avenida.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Quer contribuir para o giro e sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para gilssecampos@gmail.com.

Compartilhar
Publicado Por
vipalermo

Posts Recentes

Centro de Memória da Costa Verde tem programação gratuita em fevereiro

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o…

11 minutos atrás

Ceciliano trabalha pelo governo

Por Nelson Lopes Não são só os bolsonaristas que estão de olho no mandato-tampão para…

1 hora atrás

Campanha educativa da ViaLagos alerta sobre álcool e direção no Carnaval

Quem vai pegar a estrada para aproveitar o Carnaval na Região dos Lagos do Rio…

2 horas atrás

São João da Barra define esquema de segurança para o Carnaval

A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, realizou, nesta quinta-feira (5), uma…

2 horas atrás

Gabinete Itinerante aproxima Secretaria de Agricultura dos municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento,…

2 horas atrás

Ano letivo começa em Duque de Caxias com 80 mil alunos

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Duque de Caxias, na…

2 horas atrás