Jogo rápido
Jogo rápido
Coluna

União pela concessão da Light

O destaque da Coluna Jogo Rápido desta semana é a caravana de prefeitos que foram a Brasília (DF) para defender a renovação da concessão da Light

Compartilhe:
24 de setembro de 2025
União pela concessão da Light
Veículos da Light, que atende alguns municípios do Rio.

Sob a liderança do ex-governador e atual prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, um grupo de prefeitos baixou em Brasília para apoiar a renovação da concessão da Light.

Na ocasião foi entregue uma carta a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) solicitando urgência na renovação e destacando a importância desta renovação para a estabilidade no fornecimento de energia e condições de desenvolvimento dos municípios.

Além de Pezão, também estiveram presentes o secretário de assuntos federativos, André Ceciliano, os prefeitos de Itaguaí, Dr. Rubão, de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, de Nova Iguaçu, Dudu Reina, de Miguel Pereira, Pedro Quinzinho e de Vassouras, Rosi Silva.


Sem saúde e sem segurança

A invasão de criminosos armados no Hospital Municipal Pedro II na semana passada, resultou em um bate-boca entre Victor Cesar, secretário estadual de segurança e o secretário municipal de saúde do Rio Daniel Soranz.

Aqueles que deveriam trabalhar em conjunto e servir o povo preferiram ficar trocando críticas pela imprensa. Por essas e outras que o povo segue caminhando entre a doença e a insegurança.


Em momento vergonhoso, Câmara projeta bicentenário 

A Câmara dos Deputados iniciou as comemorações pelos 200 anos de sua criação, a serem completados em maio de 2026. Na cerimônia o presidente da casa, deputado Hugo Motta mencionou que “a câmara inicia uma série de atividades a fim de difundir a reflexão sobre os seus 200 anos de história”. Esperamos que os deputados realmente façam uma reflexão profunda e verdadeira, a câmara atravessa o pior momento moral de sua história.

Mergulhada em escândalos, distante da vida real que a população enfrenta e incapaz de representar de fato a sociedade que deveria servir. Enquanto festeja sua longevidade, a câmara se apequena diante do descrédito e da desconexão com o Brasil de verdade.


Consórcio no turismo da Costa Verde

Os prefeitos de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro se reuniram na última sexta-feira, (19), e oficializaram a criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde. O Prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti foi eleito o primeiro presidente do consórcio.

O movimento busca consolidar a região da Costa Verde como uma marca forte e articulada no mercado nacional e internacional, facilitando a captação de investimentos e a ampliação de parcerias institucionais.


Cartórios mais caros no Rio 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) está em vias de implementar ainda nesta semana um aumento impactante para o bolso dos cidadãos que utilizam os serviços de cartórios.

A prevalecer uma interpretação administrativa da corte, os cartórios serão obrigados a cobrar mais 10% dos usuários que utilizarem qualquer serviço como casamentos, escrituras públicas, registros de imóveis, reconhecimento de firmas, divórcios, testamentos, entre outros.

Importante lembrar que esses valores são repassados diretamente para financiar órgãos públicos, entre eles a Defensoria Pública (+3,5% além dos 5% que já recebe), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) (mais 3,5% além dos 5% que já recebe), a Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) (1%), a Procuradoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (1%) e até mesmo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1%).

No julgamento, o TJ/RJ pretende ampliar o alcance da Lei Estadual nº 10.637/24, que regula exclusivamente as custas judiciais para os serviços extrajudiciais, havendo repasse imediato desse aumento aos cidadãos que usam os serviços dos Cartórios, elevando os custos de escrituras, procurações, registros de imóveis, casamentos, divórcios e demais atos praticados no dia a dia população.


Dor no bolso de Romário

O senador Romário foi condenado ao pagamento de uma indenização de R$ 2 milhões em processo que apurou fraude à execução de dívida. O caso envolve um restaurante de propriedade do senador que encerrou atividades deixando débitos com fornecedores.

O Ministério Público apontou que Romário teria realizado manobras jurídicas para evitar que valores fossem penhorados para o pagamento da dívida. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.


Seminário na ACRJ debate Mercado de Capitais 

No dia 6 de outubro, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) promove o seminário “Mercado de Capitais – onde a ousadia encontra oportunidades”, uma iniciativa do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Capitais. 

O evento terá cinco palestras e contará com a participação de especialistas como Thomás Tosta de Sá, Roberto Teixeira da Costa, Claudio Pracownik, Ruy Flaks Schneider e Álvaro Bandeira.


Contabilistas e contadores reunidos no Rio

Vem aí a 61ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CONCERJ), que acontecerá no Auditório do Hotel Prodigy, reunindo grandes nomes do setor contábil e tributário nos dias 03 e 04 de outubro de 2025, juntamente com o IV Encontro de Jovens Lideranças Contábeis.


A coluna Jogo Rápido é escrita pela equipe de jornalismo do Conexão Fluminense. Para envio de sugestões de pauta utilize o email redacao@conexaofluminense.com.br

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */