Norte Fluminense

Vacinação antirrábica segue em Macaé até sábado

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, continua, a partir desta segunda-feira (26), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos no município. A ação tem como foco ampliar a cobertura vacinal, incluindo áreas de difícil acesso como a região serrana, zonas rurais e diversos bairros urbanos. A imunização é destinada a animais a partir de quatro meses de idade e segue até o sábado (31), quando será realizado o Dia Municipal de Vacinação Antirrábica.

Ao longo da semana, os profissionais de saúde estarão percorrendo diferentes localidades da região serrana. Nesta segunda (26), a vacinação ocorre na praça principal do Frade (Crubixais). Na terça-feira (27), a equipe estará no Morete; na quarta-feira (28), na Boa Alegria; na quinta-feira (29), no Córrego do Ouro; e na sexta-feira (30), no Assentamento Oswaldo de Oliveira.

O Dia D de vacinação será no sábado (31), das 9h às 16h, com postos montados em locais estratégicos. Entre os pontos confirmados estão: Escola Coquinho (Praia Campista), Praça Washington Luiz com sistema Drive Thru (Centro), Praça Arlindo Mourão (Aroeira), Campo das Malvinas, Praça da Igreja Santo Antônio (Visconde de Araújo), Praça 29 de Julho (Novo Cavaleiros), Churrasquinho da Rua Principal (Ajuda), Quadra próxima à UPA (Lagomar), Praça Principal (Parque Aeroporto), HPMS (Trapiche) e Praça Beira Rio (Barra de Macaé).

A importância da vacinação antirrábica

A campanha é um dos principais meios de controle da raiva em cães e gatos, contribuindo para a prevenção da transmissão da doença para seres humanos. A vacina deve ser aplicada anualmente e é a única forma eficaz de prevenção da raiva, doença que é letal e pode ser transmitida pela mordida de animais infectados.

A orientação para os tutores é que levem apenas animais saudáveis. A vacinação não é recomendada para fêmeas prenhas, amamentando, animais debilitados ou doentes. Cães devem estar com coleira e guia, e, se necessário, com focinheira. Já os gatos devem ser transportados em caixas adequadas para evitar fugas.

Para mais informações, os moradores podem entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, localizada na Rua Vereador Manoel Braga, 425 – Centro de Macaé. Também estão disponíveis o e-mail cevas@macae.rj.gov.br, o Disque Dengue 0800-022-6461 (ligação gratuita) e o WhatsApp Aedes: (22) 2772-6461.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Eita Arraiá é a pedida

A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…

2 dias atrás

Neurocirurgiã carioca fala sobre manejo de infecções de Shunt em congresso

A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…

2 dias atrás

A pressão que vem de Brasília

Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…

2 dias atrás

Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária

No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…

2 dias atrás

Expo Café Varre-Sai 2025 movimenta R$23 milhões

A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…

2 dias atrás

Faetec homenageia Dona Izabel com desfile de moda autoral

Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…

2 dias atrás