Leste Fluminense
Imunização

Vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em São Gonçalo

A partir do dia 31, o imunizante Spikevax JN.1, da Moderna, estará disponível em 60 unidades de saúde do município.

Compartilhe:
28 de março de 2025
Sara Oliveira
Vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em São Gonçalo
Novo calendário de vacinação abrange diferentes grupos etários e públicos prioritários. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, anunciou o novo calendário de vacinação. A partir da próxima segunda-feira (31), crianças entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias poderão se vacinar contra a Covid-19 com o imunizante Spikevax JN.1, do laboratório Moderna. A vacina será disponibilizada pelo Ministério da Saúde e poderá ser encontrada em 60 unidades de saúde.

A maioria dessas unidades funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, terão horário estendido durante a semana, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados.

Enquanto isso, crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias continuarão sendo imunizadas com a vacina da Pfizer. Para os gonçalenses com mais de 12 anos pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, estará disponível a vacina Zalika. Já as gestantes devem tomar uma dose a cada gestação, desde que tenham autorização médica. Idosos com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos devem receber a vacina a cada seis meses.

Mais grupos na campanha de vacinação

Outros grupos que fazem parte da campanha de vacinação incluem pessoas que vivem em instituições de longa permanência (Ilpis), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua. O intervalo recomendado entre as doses é de três meses.

A vacinação é contraindicada para pessoas que estiverem com coronavírus ou febre. No caso de infecção recente por Covid-19, o intervalo recomendado antes da imunização é de quatro semanas. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação com registro das doses anteriores. As vacinas Spikevax JN.1, Pfizer e Zalika podem ser aplicadas junto com outros imunizantes do calendário vacinal.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */