Nas entrelinhas da notícia

Vejo vir vindo no vento o cheiro de uma nova estação

*Por Professor Hélvio Costa

Chegou a vez da sociedade organizada, poder constituinte legítimo se posicionar de fato como a quem se deve explicações, prefeitos, governadores e presidentes devem prestar conta de seus mandatos e de suas promessas feitas em período eleitoral durante o qual prometem o que sabem ser impossível e de forma cínica, em demonstração do mais puro instinto de sobrevivência (permanecia no mandato) pedem novamente uma chance de fazer diferente. Bem pior são aqueles que buscam reeleição, esses não têm o menor pudor! Mesmo não cumprindo suas promessas pedem votos novamente.

Vereadores, Deputados e Senadores que não guardam coerência entre o que dizem durante a campanha eleitoral e como agem ao votar nas suas respectivas plenárias aprovando Leis que estão completamente divorciadas daquilo que prega o campo ideológico ao qual pertencem e no qual busca voto.

Políticos ricos em patrimônio, porém pobres, paupérrimos em suas práticas e discursos! Mas o que esperar de políticos que permitem salários de juízes que chegam ao escarnio se comparado ao dos professores que os alfabetizaram quando criança seguindo seus passos desde os rudimentares rabiscos até posar com capelo em suas cabeças.

Homens e mulheres que deixaram a muito a defesa dos necessitados, injustiçados e vivem agora por suas eleições e reeleições infinitas, não permitem que outros possam servir a República como eles assim o fazem ou dizem fazer penso que servem mais a suas causas do que a causa do povo.

Mas existe uma verdade que é inevitável, até o rato quando acuado ataca, e o povo brasileiro está acuado, maltratado e explorado por gananciosos disfarçados de políticos a serviço de sim mesmo e de seus clãs familiares, permanecendo por décadas e mais décadas em seus mandatos cercados de regalias vivendo em uma bolha de hipocrisia.

Essa bolha será furada e em 2026 iremos expurgar da política nacional, estadual e municipal esses políticos incoerentes e corruptos. Essa geração de políticos perversos vai passar e finalmente surgirão novos políticos homens e mulheres que servirão ao povo com correção de caráter por um pequeno período o tempo de seus mandatos sem a possibilidade de se corromperem e que deixarão saudades.

Uma nova categoria de homens e mulheres públicos que se indignarão a cada tentativa de injustiça, que terão discursos honestos e não mentirosos como os discursos atuais. E como saber se dirão a verdade que querem apenas servir. Simples se ele não for a favor de reeleições consecutivas. Se mentir, mais simples ainda, não vote neles novamente.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Posts Recentes

Reunião em Santa Teresa debate melhorias no turismo

O HotéisRIO participou, na última quarta-feira (10), de uma reunião com o grupo de trabalho…

10 horas atrás

Festival da Pesca chega ao Rio com ciência, cultura e gastronomia

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Quinta da Boa Vista será palco do…

10 horas atrás

Ação social em São João de Meriti oferece saúde e cidadania

Com o apoio da Prefeitura de São João de Meriti, por meio da subsecretaria de…

10 horas atrás

Dia Nacional da Cachaça celebra tradição e futuro no Rio

No último sábado (13), o Brasil celebrou o Dia Nacional da Cachaça, uma das maiores…

12 horas atrás

Porto Maravilha ganha hub de tecnologia e inovação

Criado para se tornar um ponto de encontro para empresas de tecnologia e profissionais da…

15 horas atrás

Arte nas escolas em Niterói e Manguinhos

Nos corredores e pátios do Colégio Pedro II, em Niterói, e do Colégio Estadual Clóvis…

16 horas atrás