O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, se reuniu, na última quinta-feira (19/01), em Nova Iorque, com diretoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para buscar ferramentas e tecnologias para tornar as cidades fluminenses mais sustentáveis e resilientes por meio de tecnologias e novos projetos.
“É um grande desafio tornar os nossos municípios mais resilientes, reduzindo a vulnerabilidade e criando planos de ação para o enfrentamento da crise climática. Por isso, buscamos parcerias para planejar ações e investir na área. E a expertise da Pnuma será fundamental para aperfeiçoar as nossas políticas públicas”, ressaltou o vice-governador, que foi recebido pela diretora de Gerenciamento de Programas de Pnuma, Mara Murillo.
Com o objetivo de apoiar e fortalecer as prefeituras na geração do conhecimento sobre o risco de desastres, a Secretaria do Ambiente vai criar uma assessoria especial para “Cidades Resilientes”. Entre as ações previstas estão a proteção das áreas suscetíveis a inundações e escorregamentos por meio de tecnologia e o monitoramento das regiões com o Sistema Estadual de Vulnerabilidade Climática.
Metas de ações sustentáveis no Estado
Com 31% de sua área coberta por florestas naturais, correspondendo a 1,3 milhão de hectares, o Estado do Rio de Janeiro tem investido em ações sustentáveis, que ajudam, inclusive, a movimentar a economia verde fluminense.
O Florestas do Amanhã é um exemplo. Até 2050, a expectativa é aumentar a área florestal de Mata Atlântica no estado em 10%, o que representa mais de 440 mil hectares. Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o projeto foi criado para reflorestar o território do Rio de Janeiro com espécies nativas. A medida assegura a manutenção das encostas e dos recursos hídricos, além de promover o desenvolvimento sustentável.
A meta é tornar o Rio de Janeiro a capital verde da América Latina. Por isso, o Governo do Estado já garantiu recursos do orçamento para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que fazem parte da agenda mundial para a criação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
“O Rio de Janeiro está inserido em um dos mais ricos e diversos biomas do planeta, a Mata Atlântica. O Governo do Estado tem promovido, de forma constante, ações que visam a conservação desse bioma, alinhados aos desafios da mudança climática e das necessidades da população”, disse Thiago Pampolha.
Os investimentos do Governo do Rio de Janeiro com foco na sustentabilidade foram temas do encontro entre o governador Cláudio Castro e a XP Investimentos, também na última quinta-feira (19/01), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Representantes da corretora de valores brasileira se reuniram para discutir a importância do mercado para o crescimento socioeconômico fluminense.
“O Rio de Janeiro vive hoje um momento de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. Dialogar com investidores preocupados com o tema é fundamental para avançarmos ainda mais nesse tipo de investimento, que é tendência mundial”, disse o governador.
Hoje, o Rio tem novas perspectivas em setores como a economia verde e a do mar. Segundo Castro, o governo está criando um ambiente de negócios favorável para capitanear parcerias e implantar políticas públicas para assegurar a atração de empresas de todo o mundo para o Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Rio é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 68% da de gás natural. A meta, de acordo com o secretário de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal, é transformar o Rio de Janeiro em um grande polo gerador de energia, referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.
“Elaboramos mapas sobre o potencial de geração de energia limpa para atração e implantação de projetos de energia renovável. Além dos benefícios ambientais, esse tipo de energia é barata e gera economia, empregos e renda para a população”, afirmou o secretário.
Segundo o sócio-diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, o Rio de Janeiro retomou sua credibilidade junto aos mais diferentes tipos de setores e tem sido um atrativo para investidores de todo o mundo.
“Acompanhamos os avanços do Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos e fico surpreso de ver toda essa evolução, e tudo em pouco tempo. Por isso, agradeço a oportunidade de auxiliar o governo nos projetos futuros”, ressaltou Furlanetti.
A Secretaria de Lazer e do Esporte de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou as…
Os 54 anos do Planetário da capital fluminense serão comemorados em grande estilo nos dias…
O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., em Volta Redonda no Sul Fluminense, receberá nos…
O Codin Incentiva acontecerá no próximo dia 28, em Macaé, no Norte Fluminense. Esta será…
No próximo dia 29 acontece a Black Friday. Devido a data, a Secretaria de Proteção…
A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…