Meio Ambiente

Vigilância Ambiental de Barra Mansa faz alerta sobre caramujos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de orientação à população sobre como prevenir a reprodução de caramujos, caracóis e lesmas na cidade. O período de verão, marcado por maior incidência de chuvas e alta umidade, cria condições ideais para a proliferação desses moluscos, que podem hospedar parasitas responsáveis por doenças graves, como esquistossomose e meningite eosinofílica.

Segundo Millena Borges, veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, há um aumento nas solicitações de moradores relatando a presença desses animais em quintais, hortas e jardins. Além do risco à saúde pública, os caramujos também causam danos ambientais e econômicos ao atacar plantações e áreas verdes.

“Reforçamos que a catação manual, feita com os devidos cuidados, é a estratégia mais eficaz para o controle desses moluscos. Os caramujos devem ser coletados no início da manhã ou à noite, horários em que estão mais ativos. Após a coleta, devem ser colocados em água fervente por cinco minutos e, em seguida, suas conchas devem ser quebradas para evitar o acúmulo de água, que pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti”, explicou Millena.

Medidas orientadas pela Vigilância Ambiental

A limpeza do ambiente é apontada como medida fundamental para evitar a reprodução dos moluscos. Terrenos com entulhos e áreas úmidas devem ser evitados, pois favorecem a presença do caramujo africano e de outras espécies.

Outra recomendação é o reforço na higienização de alimentos. Hortaliças, frutas e vegetais devem ser lavados em solução de hipoclorito de sódio antes do consumo. Durante a coleta dos moluscos, é imprescindível o uso de luvas ou sacolas para evitar contato direto.

Millena alerta ainda para a importância de buscar atendimento médico em caso de sintomas como febre, dor abdominal ou sinais de infecção após contato com os moluscos. “O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações graves”, finalizou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputado Rodrigo Amorim vai ser candidato ao Governo do Estado

A caminhada do prefeito Eduardo Paes em direção ao Palácio Guanabara não vai ser tão…

10 horas atrás

Workshop do Secovi Rio aborda impermeabilização em condomínios

No próximo dia 31, o Secovi Rio realiza o workshop “A Importância Vital da Impermeabilização:…

12 horas atrás

Semana do Saco Cheio impulsiona turismo em Cabo Frio

O encerramento da Semana do Saco Cheio, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, elevou…

13 horas atrás

Moradores de Paracambi contam com novo Centro de Fisioterapia

A Prefeitura de Paracambi inaugurou, na última sexta-feira (18), o novo Centro de Fisioterapia do…

14 horas atrás

Hospital da Criança avança nas obras em Volta Redonda

As obras do futuro Hospital da Criança, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade do…

15 horas atrás

Feira Limpa Nome movimenta economia em Bom Jesus do Itabapoana

A Feira Limpa Nome está movimentando a economia de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte…

15 horas atrás