Meio Ambiente

Vigilância Ambiental de Barra Mansa faz alerta sobre caramujos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de orientação à população sobre como prevenir a reprodução de caramujos, caracóis e lesmas na cidade. O período de verão, marcado por maior incidência de chuvas e alta umidade, cria condições ideais para a proliferação desses moluscos, que podem hospedar parasitas responsáveis por doenças graves, como esquistossomose e meningite eosinofílica.

Segundo Millena Borges, veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, há um aumento nas solicitações de moradores relatando a presença desses animais em quintais, hortas e jardins. Além do risco à saúde pública, os caramujos também causam danos ambientais e econômicos ao atacar plantações e áreas verdes.

“Reforçamos que a catação manual, feita com os devidos cuidados, é a estratégia mais eficaz para o controle desses moluscos. Os caramujos devem ser coletados no início da manhã ou à noite, horários em que estão mais ativos. Após a coleta, devem ser colocados em água fervente por cinco minutos e, em seguida, suas conchas devem ser quebradas para evitar o acúmulo de água, que pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti”, explicou Millena.

Medidas orientadas pela Vigilância Ambiental

A limpeza do ambiente é apontada como medida fundamental para evitar a reprodução dos moluscos. Terrenos com entulhos e áreas úmidas devem ser evitados, pois favorecem a presença do caramujo africano e de outras espécies.

Outra recomendação é o reforço na higienização de alimentos. Hortaliças, frutas e vegetais devem ser lavados em solução de hipoclorito de sódio antes do consumo. Durante a coleta dos moluscos, é imprescindível o uso de luvas ou sacolas para evitar contato direto.

Millena alerta ainda para a importância de buscar atendimento médico em caso de sintomas como febre, dor abdominal ou sinais de infecção após contato com os moluscos. “O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações graves”, finalizou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Vidiga com samba e feijoada

Você conhece o Alto Vidigal Brasil, restaurante e ponto turístico da Zona Sul do Rio…

2 dias atrás

Firjan Caxias alerta: roubo de cargas cresce 20% na Baixada Fluminense

O aumento do número de roubos de cargas foi pauta da reunião do Grupo de…

2 dias atrás

Gás do Povo vai beneficiar 1,1 milhão de famílias no Rio

O Estado do Rio de Janeiro terá 1.127.175 famílias contempladas pelo programa Gás do Povo,…

3 dias atrás

Semana de Arte e Cultura começa com cortejo artístico no Rio

O Rio de Janeiro abre, neste domingo (7), a 1ª Semana de Arte e Cultura,…

3 dias atrás

Sala Lilás é inaugurada em Rio das Ostras

O Hospital Municipal de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, passou a contar com…

3 dias atrás

Sóstenes pressiona por anistia após dia 12

Por Nelson Lopes O líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante, do Rio…

3 dias atrás