Capital

Violência contra mulher: Estado e Flamengo assinam protocolo

O governador do estado, Cláudio Castro, e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, assinaram um protocolo de intenções para fomentar ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A proposta é fortalecer a rede de apoio às vítimas, com base nas diretrizes do programa “Antes que Aconteça”, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher.

A primeira-dama, Analine Castro, a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, e a deputada federal Soraya Santos também assinaram o documento. A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (23) na sede do clube, na Zona Sul da capital fluminense.

“Estamos dando mais um passo importante na luta contra a violência e para proteger as meninas e mulheres do nosso estado, criando espaços mais seguros e acolhedores. Com a força do Flamengo e dessa parceria, queremos levar essa mensagem de respeito e proteção preventiva para cada vez mais pessoas”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Protocolo visa combater todos os estágios de violência

O protocolo de intenções é voltado à articulação e mobilização de diversos setores governamentais e não governamentais. A iniciativa quer construir estratégias, projetos e ações conjuntas. O intuito é prevenir e combater os diversos estágios de violência, desde a psicológica até o estágio final desse ciclo, que é o feminicídio.

“Esse programa ajuda a proteger cada vez mais mulheres. A violência contra elas é uma realidade que precisa ser enfrentada com rapidez e ação. Com o apoio do Flamengo e outros clubes, estamos ampliando essa rede de proteção, ocupando espaços importantes como os estádios. Quanto mais rápido agirmos, mais vidas salvaremos”, reforçou a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar.

Landim ressaltou protocolo

O presidente do Flamengo expressou o compromisso do clube e destacou um dado alarmante.

“Ficamos muito honrados em participar dessa iniciativa. É chocante perceber que a maioria dos feminicídios acontece com mulheres que já possuem medidas protetivas. Isso mostra que precisamos intensificar nossos esforços. O Flamengo está comprometido em apoiar essa causa tão importante, para que o futebol seja sempre um espaço de alegria e não de violência – frisou Landim.

Cristo Redentor foi iluminado

Após a assinatura, o Cristo Redentor foi iluminado de lilás, reforçando o simbolismo da luta contra a violência de gênero. O protocolo prevê ainda a realização de palestras e iniciativas de conscientização dentro do universo esportivo, envolvendo atletas e torcedores.

O protocolo de intenções entrará em vigor a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado. A vigência é de 24 meses, mas pode ser prorrogado por mais 24 meses.

Ações previstas pelo protocolo

O protocolo de intenções prevê a elaboração de ações para prevenção e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres no universo esportivo e em toda a sociedade fluminense. Outra frente é a realização de palestras, rodas de conversa, protocolos, produção de materiais educativos e educação de meninos e homens pelo fim da violência contra meninas e mulheres nos esportes. Serão envolvidos jogadores, profissionais de segurança, equipes técnicas, times de base feminino e masculino, torcedores, entre outros.

Também foi firmado o compromisso de compartilhamento de informações e dados técnicos para planejamento e execução das ações. Além disso, será feito um monitoramento e avaliação das ações, projetos e iniciativas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

21 segundos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

16 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

17 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás