Na sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conduziu a vistoria anual na rede coletora de águas pluviais do bairro Vila Canaã, no quarto distrito da cidade. A operação, essencial para a prevenção de enchentes, tem como objetivo identificar rompimentos e obstruções que possam comprometer o escoamento adequado da água no local.
A inspeção começou em frente ao campus UFRJ/Duque de Caxias – Professor Geraldo Cidade, próximo à Rodovia Washington Luiz (BR-040), e seguiu até a Rua Amazonas, no Rio Saracuruna, ponto de desague da rede coletora. Essa atividade é parte integrante do programa de combate a enchentes da cidade, implementado em 2017 e reconhecido por beneficiar áreas de risco e regiões cortadas por rios e canais.
Vistoria visa garantir o escoamento de águas pluviais
Além das vistorias, o programa contempla a limpeza e o desassoreamento de rios e canais, visando melhorar a infraestrutura de drenagem e reduzir os impactos das fortes chuvas na região. O serviço é realizado durante todo o ano pela prefeitura, em colaboração com o governo do Estado.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Duque de Caxias tem concentrado esforços em intervenções de macrodrenagem para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, especialmente em áreas mais suscetíveis a alagamentos. A Vila Canaã, com sua localização estratégica e proximidade a importantes vias e cursos d’água, é uma das localidades atendidas por essas medidas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.