Categorias: SaúdeSul Fluminense

Número de doadores de sangue aumenta em Volta Redonda

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), comemora o aumento de 1.099 doadores de sangue em relação a 2021. De janeiro a novembro do ano passado, a unidade registrou 3.345 doadores de sangue, enquanto em 2022, o número chegou a 4.444. A promoção e a adesão às campanhas de doação coletiva envolvendo servidores públicos, estudantes, forças de segurança, projetos sociais e outros grupos foram fundamentais para o resultado positivo.

O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, comemorou o aumento dos números de doações de sangue na cidade do Sul Fluminense.

“Quero agradecer às pessoas que, em ato de solidariedade, fizeram a doação de sangue. Também temos que agradecer à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que disponibiliza transporte para os doadores e outros setores da prefeitura”, disse ele, que lembrou a importância de se tornar um doador voluntário periódico.

“Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações”, completou.

Seis locais à disposição de doadores de sangue

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende seis hospitais. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona; o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado no município. E ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios.

A captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramais 325 e 326).

Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde; e aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac, e sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

Posts Recentes

Escolas municipais de Japeri iniciam ano letivo

As escolas da rede municipal de ensino de Japeri, na Baixada Fluminense, dá início ao…

14 minutos atrás

O vice também é escolha do eleitor: uma reflexão necessária para o Rio de Janeiro

*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro vive, historicamente, uma política intensa, dinâmica e muitas…

21 minutos atrás

MEC completa 95 anos com ações educacionais no Rio de Janeiro

O Ministério da Educação (MEC) completou, em 2025, 95 anos de atuação na educação pública…

21 horas atrás

Estado destaca investimentos em oncologia durante evento no Inca

Os investimentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro em oncologia foram destaque na…

23 horas atrás

Cadastro para castração gratuita de cães e gatos é aberto em Petrópolis

Começa nesta segunda-feira (9), em Petrópolis, na Região Serrana, o cadastro para tutores interessados em…

1 dia atrás

Arraial do Cabo define esquema para o Carnaval e inicia fiscalização

A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, realizou nesta sexta-feira (6) uma…

1 dia atrás