Saúde
Reconhecimento

Volta Redonda é premiada por projeto de atenção oncológica

Iniciativa da rede municipal de saúde ficou em segundo lugar na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde e garantiu vaga em evento nacional.

Compartilhe:
02 de maio de 2025
Sara Oliveira
Volta Redonda é premiada por projeto de atenção oncológica
Projeto da Linha de Atenção Oncológica será apresentado no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. (Foto: Divulgação)

A Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LAO-VR) foi premiada na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, realizada na última terça-feira (29), no Rio de Janeiro. Promovido pela Fiocruz em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), o evento reuniu 24 iniciativas de diferentes municípios fluminenses. A LAO-VR conquistou o segundo lugar geral e recebeu o Prêmio Suely Osório, uma homenagem à apoiadora do Cosems falecida este ano.

A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades municipais e profissionais de saúde. Como parte do reconhecimento, Volta Redonda será contemplada com uma consultoria de 12 meses oferecida pela equipe da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS-Fiocruz. A premiação inclui ainda a produção de um vídeo institucional e a publicação da prática em um livro especializado.

Projeto atua em Volta Redonda desde 2022

O projeto, implantado em 2022 e coordenado pela médica oncologista Luciana Francisco Netto, visa ao diagnóstico precoce de cânceres de mama, colo do útero e intestino. A estratégia atua nas 46 unidades de Atenção Primária à Saúde do município, promovendo triagem eficiente, encaminhamento ágil e início rápido do tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a apresentação no evento, Luciana destacou que a triagem é feita já na Atenção Primária, onde sinais e sintomas suspeitos são identificados precocemente, facilitando o fluxo do paciente até a rede especializada.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha — atual presidente do Cosems-RJ e responsável pela implantação do projeto — também esteve presente na premiação e celebrou a conquista.

Além do reconhecimento estadual, o projeto de Volta Redonda agora tem presença confirmada na “20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”, marcada para os dias 15 a 18 de junho, durante o 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Belo Horizonte.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

/* */