Prefeitura de Volta Redonda capacita mais de 3 mil profissionais na área da educação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, no Sul Fluminense, concluiu na última sexta-feira, dia 3, a formação continuada com mais de 3 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino, incluindo servidores da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). 

A formação incluiu a realização de workshops pedagógicos com profissionais que atuam no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º). O evento, que durou três dias e foi realizado em unidades educacionais do município, faz parte da abertura oficial do ano letivo, que conta com eventos de acolhimento e formação para os profissionais.

“A troca de experiências entre os profissionais que já estão na rede e os que estão chegando é fundamental para essa integração. Ganham as equipes, que colocam em prática o melhor planejamento pedagógico, e ganham os alunos, que terão um ensino de melhor qualidade”, afirmou Julio Cyrne, que agora faz parte da equipe de Assessoria Técnica da SME.

O atual secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, destacou a importância da capacitação dos profissionais e espera dar continuidade no trabalho de valorização dos servidores.

“A Rede Municipal de Ensino tem reforçado o quadro de profissionais e a atualização e a integração são fundamentais para que o trabalho tenha bons resultados. Vamos continuar investindo em nossos profissionais e na melhoria das escolas, para que a educação continue sendo uma prioridade em nossa cidade”, afirmou Sodré.

Prefeitura de Volta Redonda quer valorizar servidores

A capacitação para os anos inicias do Fundamental (1º ao 5º ano) teve temas como: “Poesia na Sala de Aula – Um convite a experiências poéticas no 3º ano de escolaridade”, de Língua Portuguesa; “Jogos na Educação: Possibilidades para o processo ensino-aprendizagem”, Matemática do 5º ano; “Proposta curricular: a promoção de uma prática antirracista”, História – 4º Ano; “Metodologia para o ensino de geografia: linguagens e prática”, Geografia – 3º ano; “Leitura de mundo, letramento científico e protagonismo do estudante: reflexões sobre aprender e ensinar ciências”, Ciências – 5º Ano.

Também foram tratados outros assuntos para os anos iniciais, dentre eles: “Pedagogia de Projetos: Contribuições para ‘Uma Educação Transformadora’ na Sala de Leitura”; “Relação do número de aulas e o desenvolvimento de habilidades na Educação Física”; “Ser professor e alfabetizador: percursos, experiências e aprendizados”, para profissionais do 1º e 2º anos; “Estratégias de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”, para profissionais da Supervisão Educacional; além do tema “Princípios da comunicação não violenta”.

No segmento de anos finais (6° ao 9° ano), a formação contemplou palestra e workshop, tratando dos seguintes temas: Aplicação da BNCC; Ampliando os Olhares sobre o Ensino; e A Importância do Planejamento.

Em paralelo ao workshop pedagógico, a secretaria de Educação também realizou, na última sexta-feira (3), o evento de formação “Primeiros socorros: imersão prática em primeiros socorros”, no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado. Participaram docentes e auxiliares da Educação Infantil.

“Com grande relevância, tivemos ainda formação para cuidadores e para intérpretes de Libras, através da Seção de Educação Especial da SME. Os cuidadores com orientações específicas, e oficinas para estruturação de materiais necessários às práticas do processo ensino-aprendizagem aos nossos alunos atendidos”, explicou Julio Cyrne.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás