O Sul Fluminense, ou pelo menos uma parte dele, está em festa. O Volta Redonda FC celebra nesta quarta-feira 46 anos de história gloriosa. Atualmente, o time ostenta o status de quinta força do futebol do estado do Rio de Janeiro, mesmo que às vezes oscile.
A história do clube começou a ser escrita em 1975, quando a cidade de Volta Redonda tinha dois times profissionais: o Flamengo e o Guarani. Com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, o futebol ficou sob a regência da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).
Então, surgiu um movimento do presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda, Getúlio Albuquerque Guimrães, junto ao presidente do Flamengo da cidade, Guaranyr de Souza Horst. A ideia era criar um time da cidade para disputar o novo Campeonato Carioca.
Assim, em 9 de fevereiro de 1976 nasceu o Volta Redonda Futebol Clube. Os resultados mais expressivos são o título invicto da Série D do Brasileiro de 2016 e a Taça Rio do mesmo ano. Em 2005, o time conquistou a Taça Guanabara e o vice-campeonato do Carioca. Sua casa, o Estádio da Cidadania, tem uma das melhores estruturas do estado e é, então, frequentemente usado pelos grandes da capital.