Cerimônia celebrou a formação de 160 alunos . (Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR)
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizou na noite de segunda-feira (22) a cerimônia de formatura do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento aconteceu no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal, e reuniu formandos, familiares, autoridades e representantes da sociedade civil, em um momento dedicado à valorização da inclusão, da acessibilidade e da cidadania.
A solenidade celebrou a conclusão da formação de 160 alunos ao longo de 2025 e destacou o comprometimento dos participantes durante o período de aprendizado. Desde a criação do curso, já foram formadas 31 turmas, totalizando 458 concluintes, consolidando a iniciativa como referência nas políticas públicas de promoção da acessibilidade e da integração da comunidade surda no município.
Neste ano, o curso foi oferecido em um formato diferenciado, com formação contínua ao longo de um ano, iniciada em março e concluída em dezembro. O modelo ampliou o tempo de aprendizado e permitiu maior aprofundamento dos conteúdos relacionados à Língua Brasileira de Sinais, contribuindo para a qualificação dos alunos.
Entre os formandos, a moradora do bairro Siderlândia, Sara Souzah, de 31 anos, destacou a importância do curso em sua trajetória pessoal e profissional. Segundo ela, o acesso gratuito à formação foi decisivo para realizar um antigo sonho e ampliar oportunidades. A formação possibilitou o atendimento a pessoas surdas, a inserção na comunidade e a atuação como mediadora da comunicação em serviços essenciais, como saúde e bancos.
O Curso de Libras é gratuito e ministrado por professores surdos com formação em ensino: Sandra Duarte, Juliane Brizola, Tiago Duarte e João Paulo. A coordenação administrativa ficou a cargo de Douglas Villas, enquanto a coordenação pedagógica foi conduzida por Eliete Guimarães. A capacitação é destinada à comunidade em geral, além de profissionais que precisam se adequar à legislação de inclusão da comunidade surda.
A formação também contempla servidores de escolas e colaboradores de empresas público-privadas que atuam diretamente com a integração da comunidade surda e necessitam de qualificação para garantir acessibilidade em diferentes espaços sociais.
Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, a formatura representa um avanço nas políticas públicas inclusivas do município. Já o prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que a iniciativa fortalece a empatia, amplia o diálogo e reafirma o compromisso da gestão com uma Volta Redonda mais acessível, humana e inclusiva.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Os alimentos da produção rural do Estado do Rio de Janeiro têm presença garantida nas…
*Por Marcos Luz A proposta de revisão do teto de passageiros do Aeroporto Santos Dumont…
Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, passou a integrar o Sistema Nacional Unificado de Nota Fiscal…
A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, publicou no Diário Oficial na…
Os expoentes do setor empresarial brasileiro foram homenageados na festa de gala no Hotel Fairmont…
*Por Paulo Marinho É triste quando deparamos com envolvimento de parlamentares em situações nada republicanas…