O município de Volta Redonda, no Sul Fluminense, investe cerca de R$ 1 milhão na implementação de iluminação de LED em rodovias que passam pela cidade. As obras começaram nesta segunda-feira (2) nos acessos da Rodovia do Contorno, no bairro Vila Rica/Tiradentes.
As obras são executadas pelo Departamento de Iluminação Pública (Deip), ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). De acordo com o diretor do Deip, Edmar Borges, nesta primeira etapa, que acontece no bairro Vila Rica, serão instalados 10 postes de concreto de 11 metros cada, 122 postes curvos galvanizados, quatro postes em formato curvo duplo, 126 luminárias e um total de cinco quilômetros de cabo quadriplex.
“Primeiro estamos colocando postes de concreto, os conduítes e os postes galvanizados. Depois que acabar essa parte, vem a iluminação. E alguns dos postes são exclusivos para o cabeamento, que será de alumínio, um material que não tem tanta atratividade e vai minimizar a questão dos furtos de cabos”, explicou Edmar.
Prefeitura de Volta Redonda mira bairro Santo Agostinho
Além dos acessos pelo Vila Rica/Tiradentes, o trabalho acontecerá também nas entradas e saídas da via pelo bairro Santo Agostinho, na próxima etapa da obra. Nessa região a previsão é instalar dez postes de concreto de 11 metros cada, 170 postes curvos galvanizados, outros dez postes do tipo curvo duplo, 190 luminárias e mais cinco quilômetros de cabo quadriplex.
O prefeito da cidade, Antonio Francisco Neto, declarou que a via também já começou a receber sinalização e redutores – processo iniciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) e agora de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por decisão judicial.
“Mesmo sendo de responsabilidade do Dnit, a prefeitura está fazendo tudo que pode para ajudar a salvar vidas. Também pedimos a parceria do Dnit para fazer mais quatro quebra-molas em frente ao condomínio Alphaville, para evitar desvios dos carros para pista lateral. Vamos fornecer a massa asfáltica e as placas de sinalização, e o Dnit vai executar o serviço”, acrescentou o prefeito.