Economia
Crescimento

Volta Redonda lidera geração de empregos no Sul Fluminense

Município cria mais de 3 mil postos de trabalho nos primeiros dez meses do ano, segundo dados do Caged.

Compartilhe:
29 de novembro de 2024
Sara Oliveira
Volta Redonda lidera geração de empregos no Sul Fluminense
Dados do Caged de outubro mostram que nos dez primeiros meses do ano município criou mais de 3 mil novos postos de trabalho. (Foto: Divulgação / PMVR)

Dados divulgados nesta semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, confirmam Volta Redonda como líder na geração de empregos no Sul Fluminense em 2024. Entre janeiro e outubro, a cidade registrou a criação de 3.155 novas vagas de trabalho, fruto de 32.017 contratações contra 28.862 desligamentos.

A Indústria foi o principal setor responsável pelo saldo positivo, com 1.599 novas oportunidades geradas. Na sequência, o setor de Serviços contribuiu com 969 vagas, enquanto o Comércio adicionou 360 e a Construção, 246. O único segmento com desempenho negativo foi a Agropecuária, com a perda de 19 postos de trabalho.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou o papel das parcerias na promoção de um ambiente favorável à geração de empregos. “Firmamos acordos com o Governo do Estado, instituições locais e parceiros que acreditam na nossa cidade. Os números mostram que estamos no caminho certo, e continuaremos trabalhando para oferecer ainda mais oportunidades para a população”, afirmou.

Estratégias e expansão econômica em Volta Redonda

A administração municipal aposta em diversas ações para alavancar o mercado de trabalho. Entre elas, a utilização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) para captação de currículos, a oferta de cursos nos Centros de Inclusão Produtiva (CIPs) e programas como o “Mulheres Mãos à Obra”, que qualifica mulheres para a Construção Civil.

A Subprefeitura do bairro Retiro, equipada com um posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego), também tem desempenhado papel estratégico, promovendo seleções de empresas e facilitando o contato entre empregadores e trabalhadores.

Além disso, a cidade se prepara para novas oportunidades com a expansão de dois grandes shoppings. O Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, e o Park Sul, no bairro São Geraldo, prometem movimentar a economia local com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos. A ampliação do Sider deve elevar o fluxo de visitantes de 700 mil para cerca de um milhão de pessoas por mês, enquanto o Park Sul ganhará mais 40 lojas e 10 quiosques, prevendo 700 novas vagas no mercado.

Com essas iniciativas, Volta Redonda se consolida como um polo econômico no Sul Fluminense, demonstrando crescimento e dinamismo no mercado de trabalho.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.