Categorias: Sul Fluminense

Projeto “Revi-VER” volta à Volta Redonda para realizar mais de 545 cirurgias de catarata

O centro cirúrgico móvel do projeto “Revi-VER” está de volta à Volta Redonda para a realização de mais 545 cirurgias de catarata. Os primeiros procedimentos foram feitos na tarde da última terça-feira, 11, e as operações seguem até o próximo sábado, 15. 

Ao fim da semana, o “Revi-VER” terá ultrapassado a marca de 11 mil cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para moradores do município do Sul Fluminense, desde a implantação, em junho de 2021.

Além dos procedimentos cirúrgicos, o projeto fará ainda 240 exames de biometria – pré-operatório para a cirurgia de catarata, que faz o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas. E ainda 450 atendimentos de revisão para quem completou 30 dias da operação.

Esta é a quarta etapa do “Revi-VER” em 2023. Assim como nas edições anteriores, os pacientes comparecem à Ilha São João com hora marcada e o exame pré-operatório pronto. Após a operação, uma enfermeira faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia, e entrega o frasco do medicamento, que é doado pela prefeitura. A consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João.

Agendamento para participar do Revi-VER

Para participar do “Revi-VER”, o morador de Volta Redonda que tenha diagnóstico de catarata e ainda não está cadastrado pode se inscrever no Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar cartão do SUS ou CPF, e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.

As pessoas que já fizeram cadastro para cirurgia não precisam renovar a solicitação. Todos que estão na fila de espera serão chamados. A prefeitura ressalta ainda que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

7 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

15 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

15 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

15 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás