Norte Fluminense

Volts Livre é mais uma novidade no verão de São João da Barra

Os frequentadores do litoral de São João da Barra, no Norte Fluminense, contam desde sábado (8) com mais uma novidade: o projeto Volts Livre. A iniciativa disponibiliza aos sanjoanenses e turistas a utilização gratuita de patinetes elétricos.

A iniciativa é uma continuidade do movimento de mobilidade urbana sustentável, iniciado no verão de 2023 com o Projeto Bike Livre.

Os patinetes elétricos são movidos a energia solar. Eles estão disponíveis para maiores de 18 anos, mediante a cadastro. Serão 15 veículos em Grussaí, que atendem também Chapéu de Sol, Atafona e todo o entorno, e cinco patinetes no Açu. Há a possibilidade de aumentar o número de equipamentos na praia do quinto distrito de acordo com a demanda. O projeto funciona todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cadastro do Volts Livre é pela internet

O cadastro é feito pelo site do Projeto Bike Livre. Também é possível realizar nas próprias bases que funcionam em contêineres. Estes espaços também contam com painéis solares fotovoltaicos onde os patinetes são recarregados com energia limpa.

Quem já tem o cadastro da bicicleta no banco de dados da Prefeitura não precisa fazer outra vez. Basta chegar a uma dos pontos de retirada e assinar o termo de responsabilidade de uso do patinete.

Após o cadastro, outras regras precisam ser cumpridas. Entre elas a circulação apenas no trajeto determinado da orla, o uso de equipamentos de segurança, como o capacete disponibilizado pelo projeto, não ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e nem cometer infrações de trânsito.

Projeto conta com fiscais

Além da tecnologia de monitoramento que cada patinete possui, o projeto conta com fiscais que circulam para verificar se as determinações estão sendo cumpridas. Se algum usuário for flagrado fora das exigências, será punido com a suspensão de, no mínimo, uma semana sem poder utilizar os patinetes.

A veranista Ivanessa Gomes da Silva foi uma das primeiras usuárias do Projeto Volts Livre e aprovou. “É uma ótima iniciativa da Prefeitura, porque também é uma forma das pessoas conhecerem as outras praias indo de patinete ou bicicleta de forma gratuita. Andei de patinete elétrico pela primeira vez e foi muito fácil, uma experiência bem legal”, comentou a moradora de Campos e que todo verão curte o período em Grussaí.

Além dos patinetes elétricos, seguem disponíveis aos moradores e turistas 30 bicicletas nos postos de atendimento do Polo Gastronômico de Grussaí, Posto 4 em Chapéu de Sol e Base Integrada de Segurança no Açu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

PL que garantia moradia para funcionários de condomínios, mesmo após a rescisão do contrato de trabalho, é arquivado

O Projeto de Lei nº 1978/2016, que buscava garantir a permanência de funcionários de condomínios…

15 horas atrás

Dudu em alta entre os prefeitos

O prefeito do Rio Eduardo Paes vem cada vez mais se destacando nacionalmente e agora…

17 horas atrás

Série Ouro: Eduardo Paes anuncia que não haverá rebaixamento

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que a…

18 horas atrás

Rio tem mais de 2 mil vagas de emprego abertas

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda…

19 horas atrás

SES-RJ cria cinturão de vacinação contra febre amarela no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou uma nova estratégia…

19 horas atrás

Ano letivo começa com 45 mil alunos em Belford Roxo

Cerca de 45 mil alunos da rede municipal de ensino de Belford Roxo, na Baixada…

19 horas atrás