Norte Fluminense

Volts Livre é mais uma novidade no verão de São João da Barra

Os frequentadores do litoral de São João da Barra, no Norte Fluminense, contam desde sábado (8) com mais uma novidade: o projeto Volts Livre. A iniciativa disponibiliza aos sanjoanenses e turistas a utilização gratuita de patinetes elétricos.

A iniciativa é uma continuidade do movimento de mobilidade urbana sustentável, iniciado no verão de 2023 com o Projeto Bike Livre.

Os patinetes elétricos são movidos a energia solar. Eles estão disponíveis para maiores de 18 anos, mediante a cadastro. Serão 15 veículos em Grussaí, que atendem também Chapéu de Sol, Atafona e todo o entorno, e cinco patinetes no Açu. Há a possibilidade de aumentar o número de equipamentos na praia do quinto distrito de acordo com a demanda. O projeto funciona todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cadastro do Volts Livre é pela internet

O cadastro é feito pelo site do Projeto Bike Livre. Também é possível realizar nas próprias bases que funcionam em contêineres. Estes espaços também contam com painéis solares fotovoltaicos onde os patinetes são recarregados com energia limpa.

Quem já tem o cadastro da bicicleta no banco de dados da Prefeitura não precisa fazer outra vez. Basta chegar a uma dos pontos de retirada e assinar o termo de responsabilidade de uso do patinete.

Após o cadastro, outras regras precisam ser cumpridas. Entre elas a circulação apenas no trajeto determinado da orla, o uso de equipamentos de segurança, como o capacete disponibilizado pelo projeto, não ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e nem cometer infrações de trânsito.

Projeto conta com fiscais

Além da tecnologia de monitoramento que cada patinete possui, o projeto conta com fiscais que circulam para verificar se as determinações estão sendo cumpridas. Se algum usuário for flagrado fora das exigências, será punido com a suspensão de, no mínimo, uma semana sem poder utilizar os patinetes.

A veranista Ivanessa Gomes da Silva foi uma das primeiras usuárias do Projeto Volts Livre e aprovou. “É uma ótima iniciativa da Prefeitura, porque também é uma forma das pessoas conhecerem as outras praias indo de patinete ou bicicleta de forma gratuita. Andei de patinete elétrico pela primeira vez e foi muito fácil, uma experiência bem legal”, comentou a moradora de Campos e que todo verão curte o período em Grussaí.

Além dos patinetes elétricos, seguem disponíveis aos moradores e turistas 30 bicicletas nos postos de atendimento do Polo Gastronômico de Grussaí, Posto 4 em Chapéu de Sol e Base Integrada de Segurança no Açu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

O que fica é o legado

*Por Paulo Marinho Nos meus 75 anos, caminhando célere para 76, passei, vendo e observando…

35 minutos atrás

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

2 dias atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

3 dias atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

3 dias atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

3 dias atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

3 dias atrás