Capital
Cooperação

Workshop discute transição energética entre Brasil e Angola

Evento reuniu especialistas e instituições em busca de cooperação técnica, comercial e acadêmica após a COP30.

Compartilhe:
01 de dezembro de 2025
Sara Oliveira
Workshop discute transição energética entre Brasil e Angola
Brasil e Angola debatem transição energética no Rio. (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA) e o Consulado de Angola realizaram, na manhã desta segunda-feira (1º), no auditório do consulado no Rio de Janeiro, um workshop voltado à transição energética. O evento teve como objetivo promover oportunidades de cooperação técnica, comercial e acadêmica entre Brasil e Angola, fortalecendo relações entre os dois países logo após a COP30, realizada em Belém.

o Workshop Geração Fotovoltaica com IOT na Transição Energética para Comunidades Inteligentes reuniu representantes institucionais, autoridades e profissionais do setor energético, ampliando debates sobre sustentabilidade e novos investimentos. A ABEAMA destacou seu histórico de participação em grandes eventos ambientais e ressaltou o orgulho de se associar ao Consulado de Angola em mais uma ação voltada ao desenvolvimento sustentável.

O acesso ao evento foi mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado a comunidades parceiras do consulado.

Programação do Workshop contou com palestras

O workshop foi aberto pelo cônsul de Angola, Mateus de Sá Miranda Neto e por Ruberval Baldini, presidente da ABEAMA. Em seguida, foram realizadas palestras com a participação do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do professor da Universidade de Vassouras, Hamilton Moss; da vice-presidente de Energias Limpas da FCCE, Thalita Cássia; do diretor da FIRJAN e presidente do Simagran, Mauro Varejão; e do jornalista da Revista Raça, Maurício Pestana.

Após as apresentações, o público participou de um momento de debate e perguntas. Em seguida, foi realizada a apresentação do programa “Sol do Bem ABEAMA”, voltado à promoção de iniciativas sustentáveis. O encerramento ficou a cargo do Consulado de Angola e do presidente da ABEAMA.

O encontro reforçou expectativas de novos avanços nas relações bilaterais envolvendo sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento energético. Organizações e profissionais presentes destacaram o potencial de resultados positivos a partir das conexões estabelecidas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */