Evento no Zoo-VR incluiu alimentação diferenciada e ações de enriquecimento ambiental para bem-estar das espécies. (Foto: Divulgação / PMVR)
O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), no Sul Fluminense, completou 43 anos de funcionamento na última sexta-feira (6). Para marcar a data, a equipe do zoológico organizou uma programação especial para os animais, com alimentação diferenciada, bolos e doces preparados exclusivamente para eles. A atividade teve como objetivo trabalhar o enriquecimento ambiental, promovendo o bem-estar das diversas espécies que habitam o local.
Segundo o biólogo e diretor do zoológico, Jadiel Teixeira, as comidas oferecidas foram adaptadas para respeitar as dietas específicas de cada espécie, sem a utilização de açúcar, conservantes ou produtos processados. “Preparamos alimentos como carne dentro de embalagens de presente, além de bolos e doces, para atrair os animais e estimular seus sentidos”, afirmou. Felinos, aves, répteis e macacos participaram da atividade.
O objetivo dessa ação vai além da comemoração do aniversário. Ela trabalha os aspectos sensoriais e cognitivos dos animais, oferecendo a eles formas, cheiros e sabores diferentes para que possam buscar o alimento, o que estimula seu comportamento natural.
O Zoológico de Volta Redonda é o único zoológico público do estado do Rio de Janeiro que não cobra ingresso e abriga cerca de 300 animais de diferentes espécies. Ele está localizado em uma área de mais de 150 mil metros quadrados, na Vila Santa Cecília, cercado pela Mata Atlântica.
O Zoo-VR também tem investido em melhorias para o lazer dos visitantes. A área dos pedalinhos passou por reformas, e novos coletes salva-vidas foram adquiridos. Além disso, a direção anunciou a chegada de novos pedalinhos até o final do mês, e uma reforma geral está sendo planejada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) para modernizar outros espaços.
Com áreas de lazer que incluem espaço para piqueniques, brinquedos adaptados para crianças com deficiência e um parquinho, o zoológico é um importante ponto de lazer e conservação, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza e a vida animal.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…