Sul Fluminense

Zoológico de Volta Redonda celebra 43 anos

O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), no Sul Fluminense, completou 43 anos de funcionamento na última sexta-feira (6). Para marcar a data, a equipe do zoológico organizou uma programação especial para os animais, com alimentação diferenciada, bolos e doces preparados exclusivamente para eles. A atividade teve como objetivo trabalhar o enriquecimento ambiental, promovendo o bem-estar das diversas espécies que habitam o local.

Segundo o biólogo e diretor do zoológico, Jadiel Teixeira, as comidas oferecidas foram adaptadas para respeitar as dietas específicas de cada espécie, sem a utilização de açúcar, conservantes ou produtos processados. “Preparamos alimentos como carne dentro de embalagens de presente, além de bolos e doces, para atrair os animais e estimular seus sentidos”, afirmou. Felinos, aves, répteis e macacos participaram da atividade.

O objetivo dessa ação vai além da comemoração do aniversário. Ela trabalha os aspectos sensoriais e cognitivos dos animais, oferecendo a eles formas, cheiros e sabores diferentes para que possam buscar o alimento, o que estimula seu comportamento natural.

O Zoológico de Volta Redonda é o único zoológico público do estado do Rio de Janeiro que não cobra ingresso e abriga cerca de 300 animais de diferentes espécies. Ele está localizado em uma área de mais de 150 mil metros quadrados, na Vila Santa Cecília, cercado pela Mata Atlântica.

Novidades e melhorias no zoológico

O Zoo-VR também tem investido em melhorias para o lazer dos visitantes. A área dos pedalinhos passou por reformas, e novos coletes salva-vidas foram adquiridos. Além disso, a direção anunciou a chegada de novos pedalinhos até o final do mês, e uma reforma geral está sendo planejada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) para modernizar outros espaços.

Com áreas de lazer que incluem espaço para piqueniques, brinquedos adaptados para crianças com deficiência e um parquinho, o zoológico é um importante ponto de lazer e conservação, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza e a vida animal.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás