Gastronomia, música e artesanato estarão no 2º Festival de Acarajé da capital fluminense. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 deste mês, das 10h às 19h, na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária.
A programação inclui barracas com venda do quitute e de outras iguarias da culinária baiana. O festival contará ainda com rodas femininas de samba – Moça Prosa e Mulheres da Pequena África-, roda de jongo do projeto Tambor No Valongo e o Bloco Afro Lemi Ayò.
Paralelamente, uma feirinha apresentará trabalhos de dez artesãos e empreendedores por dia. Entre os produtos, artigos decorativos e religiosos. A iniciativa é gratuita e livre para todos os públicos.
A proposta é celebrar o acarajé, bolinho com feijão fradinho, cebola, sal e frito em azeite de dendê. Desde 2023, iguaria culinária é considerada patrimônio de valor histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro. O evento também antecipa as comemorações pelo Dia Nacional da Baiana do Acarajé, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, celebrado em 25 de novembro.
Durante os três dias, 30 baianas e baianos especializados no preparo do acarajé se revezam nas barracas. Serão dez profissionais por dia. Eles vão promover uma verdadeira imersão em saberes ancestrais da gastronomia de matriz africana. A seleção dos participantes é através de sorteio.
22/11:
23/11
24/11
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…
A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…
A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, é palco, desde terça-feira (19), do Campeonato Pan-Americano…
*Por Professor Hélvio Costa Porque chamo Janja de arremedo de primeira-dama? Arremedo é uma cópia…
O governador Claudio Castro foi totalmente ignorado pelo governo federal durante o G20. Além de…