Capital

5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres neste fim de semana

A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ) preparam a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro da capital. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o encontro reunirá 462 delegadas eleitas nas etapas municipais realizadas entre abril e agosto.

O objetivo é consolidar as propostas levantadas em cada município e transformá-las em políticas públicas que promovam igualdade, segurança e justiça social para as mulheres. A etapa estadual também será responsável por eleger as representantes do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para ocorrer em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e presidente do CEDIM-RJ, Heloisa Aguiar, o evento simboliza um avanço importante. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é um marco para o Rio de Janeiro. Depois de quase dez anos sem a realização dessa etapa, vamos reunir quase 500 mulheres de todas as regiões do estado para consolidar propostas construídas de forma democrática nas conferências municipais e regionais”, afirmou.

Para viabilizar a etapa estadual, o Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões, cobrindo hospedagem das participantes vindas de municípios mais distantes, alimentação para as delegadas e toda a estrutura necessária.

Entre 2023 e 2025, o estado do Rio de Janeiro quase triplicou o número de secretarias municipais da mulher. Em 2023, existiam 36 Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), sendo nove secretarias. Em 2024, o número passou para 40, das quais 16 eram secretarias, e em 2025 já são 47 OPMs, sendo 27 secretarias.

O crescimento, segundo Heloisa, reforça o trabalho conjunto entre governo e sociedade civil: “Cada organismo criado significa mais portas abertas, mais acolhimento e mais proteção. É dessa união que nasce a transformação social que queremos para o nosso estado”.

A conferência contará ainda com a participação de representantes de diferentes setores, como saúde, educação, assistência social, cultura, habitação, trabalho e segurança. O encontro também dará visibilidade a mulheres historicamente excluídas dos processos de decisão, incluindo jovens, idosas, mulheres com deficiência, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, de comunidades rurais, indígenas e tradicionais.

Serviço da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Data: 22 a 24 de agosto de 2025
Horários: sexta-feira (17h às 21h) / sábado (8h às 18h) / domingo (8h às 15h)
Local: Hotel Windsor Guanabara – Av. Presidente Vargas, 392, Centro, Rio de Janeiro


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

6 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

8 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

14 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

14 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

14 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

14 horas atrás