Para ampliar a rede de saúde mental em Campos, a prefeitura municipal da cidade do Norte Fluminense iniciou obras no Polo de Emergência Psiquiátrica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Salo Brand.
Segundo a Prefeitura, o espaço deve ganhar mais 17 leitos, passando de apenas três para 20 no total. A expectativa, além disso, é de reestruturar o espaço para acomodar os novos pacientes de saúde mental em Campos.
A unidade passou a receber mais pacientes em decorrência do fechamento do Hospital Psiquiátrico Dr. João Viana, que encerrou as atividades em outubro de 2022, após 75 anos em funcionamento.
Melhorias fundamentais para o atendimento de saúde mental em Campos
Assessora chefe do Programa de Saúde Mental, a psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva explica que essas melhorias são fundamentais para absorver os pacientes de saúde mental em Campos. “Acreditamos que a obra trará mais qualidade no atendimento emergencial dos pacientes com patologias relacionadas à saúde mental”, disse.
O prazo de entrega das obras é de oito meses. “Vamos retirar portas e janelas de vidro e fazer algumas adaptações para atender ao público que receberá atendimento no local”, explica o subsecretário de Infraestrutura e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Genil Alves.