A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, investe em uma série de obras para minimizar possíveis transtornos provocados por fortes chuvas. Equipes do município, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), trabalham na canalização do Canal Calombé, no segundo distrito.
O projeto faz parte de um programa de R$ 70 milhões em obras de melhorias nos bairros da cidade. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é aumentar a capacidade de vazão das águas da região, prevenindo assim transbordamentos e enchentes que ocorrem durante os períodos de chuvas intensas.
Obras de drenagem, pavimentação e recapeamento
Além da canalização do Canal Calombé, a Prefeitura concentra esforços na recuperação das vias públicas da área, com drenagem, pavimentação, recapeamento e instalação de iluminação em LED.
O município também trabalha no desassoreamento e limpeza dos rios e canais que cortam a cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil atuam na limpeza de valas e caixas de ralo em toda a cidade. Segundo o município, essa medida vai beneficiar o escoamento do Rio do Pilar, do Canal das Velhas, em Parque Paulista, e o Canal Michele Carrara, em Vila Esperança.
Entre as ruas cujas redes pluviais passam por esse trabalho de desobstrução, estão as ruas Manuel Pereira, São Sebastião e Eloi Macedo, todas no bairro Figueira.
“Este trabalho de limpeza, que é realizado manualmente e com máquinas, é realizado de forma periódica durante todo o ano e faz parte do programa de prevenção de desastres e melhorias urbanas, iniciado pela Prefeitura de Duque de Caxias em 2017”, informou o município.