Fim de papo na Taça Guanabara. Uma semana após o Fluminense golear o Resende e faturar o torneio com uma rodada de antecedência, sabemos, enfim, quais serão os confrontos da semifinal do Cariocão e da Taça Rio.
O empate em zero a zero com o Boavista não mudou absolutamente nada na vida do Fluminense, mas ajudou demais o time de Saquarema. Isso porque agora nem que o TJD tire novamente os três pontos da equipe ela fica atrás do Volta Redonda, por ter saldo melhor. O fantasma do rebaixamento no cariocão foi embora.
O Fluminense conheceu, então, seu adversário da semifinal do cariocão. Jogando no acanhado estádio Jair Toscano, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, Botafogo e Audax empataram em 2 a 2 em um jogo pra lá de sonolento, apesar dos gols.
A equipe de Angra saiu na frente no fim do primeiro tempo com Anderson Lessa, mas a alegria terminou no início da segunda etapa. Breno empatou o jogo para o Botafogo. No último terço do jogo vieram mais dois gols seguidos. Hugo Sanchez virou para o Audax e logo depois Erison cobrou pênalti e empatou.
Com o resultado o Botafogo termina em quarto lugar, com 20 pontos e se credencia para enfrentar o Fluminense na semifinal do cariocão. Já o recém-promovido à primeira divisão, Audax, ficou em oitavo, com 11 pontos, e se classificou para a Taça Rio para pegar o Nova Iguaçu.
Botafogo e Fluminense se enfrentam no dia 21, uma segunda-feira, no Nilton Santos e no dia 27, domingo, no Maracanã, com vantagem do empate do tricolor das Laranjeiras.
Já o adversário do Flamengo, que havia goleado o Bangu por 6 a 0 no sábado, será o Vasco da Gama. Jogando com uma equipe formada por reservas, incluindo a garotada que fez sucesso na Copinha, o gigante da coluna despachou o Resende em São Januário por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Nazário, Vinícius e Vitinho. Com o resultado, o Vasco terminou o torneio na terceira colocação, com 22 pontos. Já o Resende fica em sétimo, com 12 pontos, e jogará contra a Portuguesa na Taça Rio.
Flamengo e Vasco se enfrentam em dois jogos no Maracanã. Primeiramente na próxima quarta-feira, às 20h, e depois no domingo, dia 20, no mesmo horário. A vantagem é do Flamengo.
Voltaço rebaixado após 19 anos
Todas as esperanças do Volta Redonda de tentar reverter alguma decisão judicial que devolveu pontos ao Boavista foram por água abaixo em campo. O time da cidade do aço não fez sua parte contra a Portuguesa no Luso Brasileiro e empatou em 1 a 1, com gols de Andrezinho para o time da casa e Luiz Paulo para o Volta Redonda.
Com o resultado, a equipe fica na lanterna e não consegue escapar nem em caso de reviravolta no caso judicial do Boavista. Vale lembrar que dos sete pontos que equipe de Saquarema havia perdido no tapetão três foram recuperados.
O rebaixamento do Volta Redonda não deixa de causar certa surpresa, pois a equipe do Sul Fluminense figurou como a quinta força do Rio nos últimos anos e disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Voltaço jogou a divisão de acesso do Carioca foi em 2004, quando venceu o então Módulo Extra. De 2005 pra cá ficou na elite do cariocão.
Nova Iguaçu vence e leva troféu para casa
A recuperação meteórica do Nova Iguaçu no cariocão, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, foi coroada com um título, mesmo que pouco conhecido. Ao vencer o Madureira por 3 a 0, gols de Andrey (2x) e Gabriel Santana, time da Baixada Fluminense terminou a Taça Guanabara como o melhor entre os times considerados “médios ou de formação”, com 14 pontos, na quinta colocação e levou para casa o troféu José Luiz de Magalhães Lins Filho. Com a conquista, o Nova Iguaçu carimbou vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2023.