Baixada Fluminense
Futebol

Cariocão entra na reta final com confrontos da semi definidos. Voltaço é rebaixado para a A2

Fim de semana de emoção e definições no Cariocão. Tem confronto de semi agendado, rebaixamento do Voltaço e até título do Nova Iguaçu.

Compartilhe:
13 de março de 2022
Cariocão entra na reta final com confrontos da semi definidos. Voltaço é rebaixado para a A2
Bruno Nazário comemora seu gol contra o Resende. Crédito: Rafael Ribeiro / Vasco da gama

Fim de papo na Taça Guanabara. Uma semana após o Fluminense golear o Resende e faturar o torneio com uma rodada de antecedência, sabemos, enfim, quais serão os confrontos da semifinal do Cariocão e da Taça Rio.

O empate em zero a zero com o Boavista não mudou absolutamente nada na vida do Fluminense, mas ajudou demais o time de Saquarema. Isso porque agora nem que o TJD tire novamente os três pontos da equipe ela fica atrás do Volta Redonda, por ter saldo melhor. O fantasma do rebaixamento no cariocão foi embora.

O Fluminense conheceu, então, seu adversário da semifinal do cariocão. Jogando no acanhado estádio Jair Toscano, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, Botafogo e Audax empataram em 2 a 2 em um jogo pra lá de sonolento, apesar dos gols.

A equipe de Angra saiu na frente no fim do primeiro tempo com Anderson Lessa, mas a alegria terminou no início da segunda etapa. Breno empatou o jogo para o Botafogo. No último terço do jogo vieram mais dois gols seguidos. Hugo Sanchez virou para o Audax e logo depois Erison cobrou pênalti e empatou.

Com o resultado o Botafogo termina em quarto lugar, com 20 pontos e se credencia para enfrentar o Fluminense na semifinal do cariocão. Já o recém-promovido à primeira divisão, Audax, ficou em oitavo, com 11 pontos, e se classificou para a Taça Rio para pegar o Nova Iguaçu.

Botafogo e Fluminense se enfrentam no dia 21, uma segunda-feira, no Nilton Santos e no dia 27, domingo, no Maracanã, com vantagem do empate do tricolor das Laranjeiras.

Já o adversário do Flamengo, que havia goleado o Bangu por 6 a 0 no sábado, será o Vasco da Gama. Jogando com uma equipe formada por reservas, incluindo a garotada que fez sucesso na Copinha, o gigante da coluna despachou o Resende em São Januário por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Nazário, Vinícius e Vitinho. Com o resultado, o Vasco terminou o torneio na terceira colocação, com 22 pontos. Já o Resende fica em sétimo, com 12 pontos, e jogará contra a Portuguesa na Taça Rio.

Flamengo e Vasco se enfrentam em dois jogos no Maracanã. Primeiramente na próxima quarta-feira, às 20h, e depois no domingo, dia 20, no mesmo horário. A vantagem é do Flamengo.

Voltaço rebaixado após 19 anos

Voltaço rebaixado depois de quase vinte anos na elite do futebol carioca

Todas as esperanças do Volta Redonda de tentar reverter alguma decisão judicial que devolveu pontos ao Boavista foram por água abaixo em campo. O time da cidade do aço não fez sua parte contra a Portuguesa no Luso Brasileiro e empatou em 1 a 1, com gols de Andrezinho para o time da casa e Luiz Paulo para o Volta Redonda.

Com o resultado, a equipe fica na lanterna e não consegue escapar nem em caso de reviravolta no caso judicial do Boavista. Vale lembrar que dos sete pontos que equipe de Saquarema havia perdido no tapetão três foram recuperados.

O rebaixamento do Volta Redonda não deixa de causar certa surpresa, pois a equipe do Sul Fluminense figurou como a quinta força do Rio nos últimos anos e disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Voltaço jogou a divisão de acesso do Carioca foi em 2004, quando venceu o então Módulo Extra. De 2005 pra cá ficou na elite do cariocão.

Nova Iguaçu vence e leva troféu para casa

A recuperação meteórica do Nova Iguaçu no cariocão, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, foi coroada com um título, mesmo que pouco conhecido. Ao vencer o Madureira por 3 a 0, gols de Andrey (2x) e Gabriel Santana, time da Baixada Fluminense terminou a Taça Guanabara como o melhor entre os times considerados “médios ou de formação”, com 14 pontos, na quinta colocação e levou para casa o troféu José Luiz de Magalhães Lins Filho. Com a conquista, o Nova Iguaçu carimbou vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2023.