Região Serrana
Arte e Cultura

Artesãos de Teresópolis concluem capacitação nesta quarta-feira

Artesãos aprenderam a profissionalizar e alavancar seus negócios por meio do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF).

Compartilhe:
30 de novembro de 2022
Artesãos de Teresópolis concluem capacitação nesta quarta-feira
A capacitação de artesãos de Teresópolis é uma boa alternativa de alavancar os negócios. Crédito: Bruno Nepomuceno / Ascom Prefeitura de Teresópolis

O encerramento da capacitação de artesãos de Teresópolis por meio do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF) será nesta quarta-feira (30). Desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o programa busca fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos e a realização de feiras de artesanato em cada um dos 46 municípios participantes.

Em Teresópolis, na Região Serrana, os alunos participaram do curso ‘Qualificar para melhor empreender’, ministrado pela Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e realizado na cidade com apoio da Prefeitura de Teresópolis, durante um período de quatro meses. Os participantes tiveram aulas presenciais e encontros online e simultâneos duas vezes por semana.

Ao longo da capacitação foram abordados seis módulos: Branding e Varejo, Marketing Digital, Excelência no Atendimento, Gestão de Compras e Estoque, Gestão Financeira e Acesso ao Crédito para o Pequeno Empreendedor. No início do mês, o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense realizou mapeamento de artistas em Teresópolis.

Artesãos trocam experiências

“Nas aulas, os artesãos puderam trocar experiências, tornando o processo enriquecedor. Tivemos centenas de depoimentos, que podem ser conferidos no perfil @pfaf_uerj, expressando como esse convívio com outros artesãos enalteceu a experiência e como as aulas ajudaram suas vendas, tal como seu modo de empreender. É muito gratificante perceber que o programa deveras afetou positivamente a vida de centenas de pessoas ao longo do ano de 2022″, declarou a equipe do programa.

A próxima etapa da formação é a entrega de certificado aos artesãos que tiverem 70% de presença, além da realização de uma feira de economia criativa. O programa fornecerá a estrutura de barracas, equipamentos de luz, som e um palco onde artistas locais se apresentarão. Além da oportunidade dos artesãos aplicarem o conhecimento adquirido ao longo do curso, a feira também exercerá o papel de fomentar o artesanato, fortalecer e valorizar a economia cultural local.

“Este é um excelente resultado do acordo de cooperação técnica firmado com a UERJ para a vinda do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense para Teresópolis. A ação ainda incluiu o mapeamento dos artistas e grupos artísticos do município, a fim de facilitar a sua inclusão em futuras políticas públicas culturais. Nosso agradecimento à UERJ e à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pelas iniciativas de valorização da produção artesanal e dos nossos artesãos”, assinala Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.