Cultura & Lazer
Arte

“Só a arte salva”. Obras de Vladimir Machado em exposição no Centro até 24 de junho

Em uma conversa emocionada com a nossa equipe, a esposa do artista plástico contou sobre a exposição que exibe 120 obras brilhantes.

Compartilhe:
18 de maio de 2023
“Só a arte salva”. Obras de Vladimir Machado em exposição no Centro até 24 de junho
A esposa de Vladimir Machado, Ana Golubi, ao lado de obras em exposição.

Por Naira Sales

Mais de 120 obras brilhantes do artista plástico e professor de pintura, Vladimir Machado, podem ser vistas a partir desta quinta-feira (18), no Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio, na exposição “Vladimir Machado – 50 anos de arte”. A mostra vai até 24 de junho

Com curadoria do professor Dr. Ricardo Pereira, a mostra apresenta pinturas, desenhos e gravuras, cada uma com características distintas, como cores vibrantes e influências das paredes da Pompeia.

A equipe do Conexão Fluminense teve a oportunidade de ver de perto as obras do artista que estarão à mostra na exposição. Conversamos com a esposa de Vladimir Machado, Ana Golubi, que estava nitidamente emocionada e entusiasmada durante a entrevista ao falar da exposição e dos trabalhos do marido.

“As obras não poderiam ficar guardadas na minha casa, mereciam ser vistos por todos, pois são de uma riqueza e qualidade. Que não consigo descrever em uma única palavra”, diz Ana.

Ela conta que o marido está com Alzheimer há 10 anos, e que mesmo com a doença teve uma época que ele chegou a produzir 18 desenhos, que também farão parte da exposição.

Cores são destaque na exposição

Segundo ela, o que mais chamará atenção nos trabalhos do marido, são as cores. “Nas pinturas eu acredito que o público vai gostar do tema e da cor. E nos desenhos e gravuras que são na maioria preto e branco, a técnica e o tema”, comenta.

“Eu chamo de 50 anos de arte, porém a mostra representa apenas uma fração dos trabalhos de Machado, que possui obras espalhadas pelo mundo”, evidencia Ana.

“Meu marido, sempre dizia, que: Só a Arte salva. Concordo plenamente. A arte consegue impactar e influenciar positivamente a vida das pessoas de várias maneiras, como transmitir emoções, ideias e experiências”. 

“Além disso, a arte também pode ajudar a lidar com suas emoções, superar desafios e encontrar significado em nossas vidas”, finaliza Ana.

Serviço – Exposição: Vladimir Machado – 50 anos
Onde: Centro Cultural dos Correios – 3º Andar – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Curadoria: Prof. O Dr. Ricardo A.B. Pereira
Período: De 18/05 a 24/06
Telefone: (21) 2253-1580
De terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada Franca