As coisas no Brasil não andam bem e a tendência natural é buscarmos um culpado
As coisas no Brasil não andam bem e a tendência natural é buscarmos um culpado. O culpado natural sempre será o político, nossa Geni, aquela do Zepelim apresentada na canção de Chico Buarque – 1979 e de fato, ela é boa de cuspir, ela dá para qualquer um, maldita Geni.
Diz a letra da música que ela já teve muitos namorados seu corpo é dos errantes, dos cegos, dos retirantes é de quem não tem mais nada, inclusive até dos velhinhos sem saúde ela já foi namorada.
E naturalmente como Geni, nossos políticos a quem queremos atribuir a culpa também tem muitos namorados e namoradas: Namoram com Juízes de quem temem o juízo e querem seus favores judiciais, funcionários públicos coniventes com esquemas nefastos, empreiteiros de quem buscam milhões e recentemente descobriu-se que namoram também bandidos e traficantes. A diferença é a motivação das relações, Geni dava para qualquer um pois segundo Chico Buarque ela era “um poço de bondade” o que não é o caso de nossos políticos.
Mas na verdade a culpa não é dos políticos, a culpa é do reflexo que vemos no espelho toda manhã, ou seja, nossa é a culpa da morte do Brasil, toda nossa. Somos participes nesse crime e a cada eleição aumentamos nossa culpa ao reeleger um congresso nacional viciado e promíscuo, cabendo os mesmos adjetivos as câmaras estaduais e municipais homens e mulheres infiéis ao ideal republicano e leais aos seus projetos pessoais de poder.
Ao olhar-se no espelho da próxima vez conclua isso: “Mea culpa, mea maxima culpa”, ou seja, por minha culpa, minha culpa mais grave e entenda de vez que a única maneira de mudar esse país e trazer justiça é não reeleger para as próximas eleições políticos com mandatos.
Ao fazer isso mostraremos que o poder constituinte é nosso e a partir dar, eles pensarão duas vezes antes de mentir em suas campanhas prometendo o que não fizeram no mandato anterior.
Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Para muita gente, os 18 meses, ou um ano e meio, que nos separa da…
A cidade do Rio de Janeiro deu um passo importante em direção à inclusão e…
O município de Maricá, no Leste Fluminense, está dando um passo estratégico para se integrar…
Em comemoração ao Dia Mundial do Café, celebrado neste 14 de abril, o Vale do…
*Por Michelle Beatrice (Mica) Estamos em plena revolução digital e com isso avanços avassaladores das…
*Por Paulo Marinho Em cerimônia realizada no belo prédio do Real Gabinete Português - ao…