Conexão Rio-BSB

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes

Aliado “zero-um” de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou em relação ao sonho de ser relator do projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, vai relatar o texto. Lira pediu e Hugo Motta, que teve a sua candidatura à Câmara apadrinhada por ele, não teve como negar. Pedro Paulo era crítico a alguns pontos da proposta. Ele dizia, por exemplo, que o Congresso deve encontrar formas de compensar a perda de receita direta de estados e municípios. 

Pedro Paulo cita que estados e municípios ficam com o imposto de renda retido na fonte de seus funcionários das autarquias, das fundações e da sua administração direta. Com a ampliação da faixa de isenção, os entes federativos teriam uma perda significativa na arrecadação. Para ser válido já no ano que vem, o texto precisa ser aprovado e sancionado ainda em 2025. Depois, a matéria seguirá para análise do Senado. 


Amigos, mas em lados opostos

Amigos pessoais de longa data, o líder do PL de Jair Bolsonaro, Sóstenes Cavalcante, e o líder do PT de Lula, Lindbergh Farias, trocaram farpas nesta semana pelo projeto que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro. Embora tenha se frustrado, Sóstenes  fez pressão para que o texto fosse pautado na próxima semana. Ele se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e chegou a liderar uma obstrução do plenário, para agilizar o processo. Lindbergh respondeu à altura e disse que isto levaria o governo a uma crise institucional.

“Tenho confiança de que esse PL não será pautado na Câmara. Essa é uma pauta que só interessa ao Bolsonaro, não é uma pauta que interessa ao Brasil e ao povo brasileiro. Nós não podemos paralisar o país para livrá-lo de uma eventual condenação e prisão. Pautar esse projeto seria levar o Poder Legislativo a uma brutal crise institucional. Tenho certeza que as principais lideranças da Casa vão agir com o máximo de responsabilidade neste momento. Há muito blefe e desespero por parte da oposição”, disse.


Castro e Paes vão ao STF

Em Brasília nesta semana, o governador do Rio, Cláudio Castro, elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ADPF das Favelas, destacando a importância da liberação do uso de helicópteros em operações policiais. Para ele, a decisão representa um avanço na segurança pública do estado. Castro e o prefeito Eduardo Paes acompanharam o julgamento na primeira fila da Corte.

“Quem faz o uso excessivo da força é o tráfico e a milícia. A questão do fim da restrição do uso de helicóptero também é importantíssima. A gente ainda vai ter que analisar essa decisão, o dia a dia da atividade policial é diferente, mas que ela vem apontar algo muito bom eu não tenho dúvida disso. Ela tirou barreiras importantíssimas. Eu me sinto muito contemplado por essa decisão. A intenção do estado é cumprir a decisão na íntegra” afirmou.


Pressão do Baixinho

O senador Romário (PL-RJ) pediu que a Câmara dos Deputados dê andamento ao projeto de lei que torna permanente o laudo de diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). De autoria do  senador, o texto foi aprovado em votação final pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e encaminhado para análise dos deputados. Nesta terça foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Esperamos que a Câmara dos Deputados não demore em fazer a sua parte em algo que dará tanta segurança e proteção às famílias dos inúmeros brasileiros e brasileiras com autismo”, afirmou.

Romário também mencionou a inclusão das pessoas com TEA na definição legal de pessoa com deficiência, prevista na Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em 2015. A legislação garante às pessoas com autismo os mesmos direitos assegurados às demais pessoas com deficiência.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

41 minutos atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

3 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

3 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

22 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

22 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

1 dia atrás