Conexão Rio-BSB

A volta dos trabalhos

Por Nelson Lopes

Com o fim do primeiro turno das eleições municipais, neste domingo, o Congresso voltará a trabalhar a todo vapor. A semana que vem será de esforço concentrado, tanto na Câmara, quanto no Senado. No total, 2/3 da bancada do Rio se afastou das atividades nas últimas semanas, seja para se candidatar a prefeituras fluminenses ou para apoiar outras empreitadas. Caso se confirme a expectativa de Tarcísio Motta e Alexandre Ramagem perderem no primeiro turno da capital, por exemplo, já estarão de volta ao posto em Brasília.

Mas, tem quem não deva voltar. É o caso de Max Lemos, em Queimados, e Washington Quaquá, em Maricá. Ambos favoritíssimos, que devem deixar suplentes em seus lugares nos próximos anos.


Pelo direito de amamentar

É do deputado Áureo Ribeiro, do Solidariedade do Rio, o projeto de lei que garante às empregadas lactantes o direito a uma hora de descanso remunerado para amamentar seus filhos com idade entre seis meses e dois anos. Esse período poderá ser parcelado em dois períodos de meia hora ou deduzido da carga horária total, conforme a necessidade da mãe e da criança.

A proposta também prevê que a empresa tributada com base no lucro real poderá deduzir do imposto devido o valor da remuneração das horas de descanso concedidas às empregadas. Além disso, a administração pública poderá instituir programas que garantam o direito à redução de jornada para a amamentação, nos mesmos termos das empregadas do setor privado. 


Sem falar com máquinas…

Outro projeto importante que deve centrar as atenções na volta dos trabalhos da Câmara é do veterano Chico Alencar, do PSOL.  O texto determina que, em qualquer tipo de serviço de atendimento remoto ao consumidor oferecido por empresas no Brasil, a primeira opção disponibilizada para interação deve ser o atendimento humano. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, será considerado atendimento humano aquele realizado por pessoa natural, capacitada e habilitada a prestar assistência, esclarecimentos e soluções para as solicitações do consumidor.

A empresa que infringir a regra tomará advertência na primeira infração e multa de 10% do faturamento bruto do último exercício, limitada a R$ 1 milhão, na reincidência. Cá entre nós? Ninguém aguenta interagir com robôs.


Luto por Saturnino

Foi grande a comoção pela morte do ex-prefeito do Rio e ex-senador Saturnino Braga. Em Brasília, políticos de vários partidos e ideologia se manifestaram. Mas, foi a manifestação do ex-senador e ex-presidente do Senado José Sarney, que foi grande amigo de Saturnino, que chamou a atenção.

“Era um homem de convicções, que deu uma contribuição valiosa à política brasileira, na qual sua participação foi imprescindível e marcante no debate dos grandes temas nacionais. O Brasil sente o desaparecimento de um homem que foi uma expressão de patriotismo e brasilidade”, diz um trecho do comunicado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

16 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

17 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

23 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

1 dia atrás