Crianças internadas participam de atividades lúdicas e recebem a visita do coelhinho. (Foto: Edu Kapps / SMS)
Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro. A tradicional visita do coelhinho da Páscoa foi apenas uma das atrações de uma programação especialmente preparada para proporcionar momentos de alegria e acolhimento às crianças internadas.
Com atividades como caça aos ovos de chocolate, oficinas de pintura, música e outras brincadeiras, a iniciativa buscou suavizar o ambiente hospitalar e contribuir para o bem-estar emocional dos pequenos pacientes. Para aqueles que, por questões clínicas, não puderam participar das ações em grupo, o coelhinho da Páscoa visitou os leitos individualmente, garantindo que todos recebessem carinho e chocolate.
De acordo com a diretora geral do complexo, Paula Travassos, ações lúdicas dentro do ambiente hospitalar têm um papel essencial no cuidado pediátrico: “Estar em um hospital é sempre um período difícil para qualquer paciente, mas para crianças ele pode ser ainda mais difícil. Por isso, a importância de ações lúdicas que ajudem a suavizar esse período e que contribuam para o bem-estar emocional dos pequenos pacientes e familiares”.
A programação também contemplou as mães de recém-nascidos internados no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, que receberam lembranças em reconhecimento ao momento delicado da maternidade hospitalar.
Viviane Saeger, chefe do serviço de pediatria, reforça que esse tipo de iniciativa vai além do entretenimento. “A hospitalização pode impactar significativamente no desenvolvimento da criança, interferindo em sua qualidade de vida. Atividades como essas têm se mostrado eficazes para promover a melhora física e emocional dos pacientes.”
Uma das participantes da ação foi Milena Ventura, criança cadeirante que está internada após ter sido atingida por balas perdidas há seis meses. Sua mãe, Bruna Ventura, elogiou a iniciativa: “Fico muito feliz por a Milena ter participado. Esta é a segunda internação dela, e é muito bom para ela se distrair do ambiente hospitalar.”
O Complexo Municipal Souza Aguiar é formado pelo Hospital Municipal Souza Aguiar, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda e o CER Centro. Juntas, as unidades são referência em atendimentos de urgência e emergência, com mais de 11 mil atendimentos mensais, além de mais de 350 partos realizados pela maternidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…
A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…
Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…