Meio Ambiente

Ações educativas e práticas sustentáveis no campo para crianças e adultos

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Superintendência de Defesa Agropecuária estão engajadas em promover ações educativas e práticas sustentáveis no campo, tanto para crianças quanto para adultos.

Com foco na sanidade agropecuária e na prevenção de doenças, iniciativas como o Programa de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER), o Projeto de Prevenção da Influenza Aviária em Escolas (PESEPIA) e o Curso de Formação de Agentes em Sanidade Animal (FORMASA) têm se destacado.

A Coordenação Setorial de Educação Sanitária da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal elaborou um projeto educativo para conscientização, informação e divulgação da população fluminense: Educação Sanitária nas Escolas para Prevenção da Influenza Aviária. A intenção é alertar docentes, discentes e comunidade em geral sobre os riscos iminentes para a saúde única da Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP).

Com início em agosto de 2023, o projeto tem como objetivo principal conscientizar as lideranças municipais para a implantação e implementação do projeto em escolas com envolvimento de comunidades em geral. Serão formados parceiros e multiplicadores do tema, como foco nos sinais clínicos, transmissão e riscos para sanidade animal, saúde humana e ambiental.

O PESEPIA já contemplou 12 municípios, contabilizando 40 escolas. Foram capacitados mais de 80 docentes, com um total de 1365 alunos do ensino fundamental, médio e superior.

Já o Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER), tem como objetivo integrar os secretários municipais de Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Saúde; diretores; professores; alunos; familiares e comunidade em geral. Eles serão parceiros e divulgadores dos conteúdos apresentados sobre a sanidade agropecuária em prol da saúde única.

Para a coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Antunes, educar para a saúde é um grande desafio para todos e não é diferente para a Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.

“A Educação Sanitária é um processo dinâmico, constante em suas práticas e ações de saúde e fundamentado na vivência sociocultural da população. Todos os projetos são de suma importância para o nosso Estado, essa iniciativa vem para sensibilizar e levar o máximo de conhecimento sobre a agricultura”, destaca a coordenadora.

Ações educativas visam prevenir, controlar e erradicar as enfermidades dos animais

Com aulas práticas no campo sobre boas práticas na vacinação e bem-estar animal e teóricas sobre as zoonoses, legislações sanitárias e noções de epidemiologia, o Curso de Formação de Agentes em Sanidade Animal tem como objetivo promover uma maior integração e participação nos serviços de defesa sanitária animal. O objetivo é a prevenção, controle e erradicação das enfermidades dos animais.

Outras informações sobre os projetos e todo material educativo está disponível neste site. A pasta ainda disponibiliza o e-mail em caso de dúvidas educsanitaria.agriculturarj@gmail.com.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

15 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

15 horas atrás