Atestado de sanidade comprova a qualidade da uva produzida no Rio.
O estado do Rio de Janeiro foi declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, como “Unidade da Federação Sem Ocorrência do Cancro Bacteriano da Videira”, praga que limita a produção de uva de alguns estados brasileiros.
O serviço de Defesa Agropecuária Estadual faz, desde 2018, um trabalho de cadastro e vistoria dos plantios de uvas fluminenses. O objetivo é realizar levantamentos fitossanitários em busca de pragas e orientar os produtores com relação a importância quanto a procedência das mudas adquiridas para implantação das lavouras.
“Esta condição sanitária alcançada permite ainda a elaboração de medidas visando um maior controle sanitário no âmbito estadual, como planejamento de fiscalizações no trânsito de produtos agrícolas, criação de normas e políticas públicas para o setor, além abrir portas e derrubar restrições de novos mercados para a uva do Rio de Janeiro”, comenta o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes.
Os produtores que quiserem se informar melhor mais a respeito de questões sanitárias e exigências necessárias para aquisição de mudas oriundas de outras UFs devem entrar em contato com um Núcleo de Defesa Agropecuária ou escritório da Emater-Rio mais próximo.
Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…
A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…
Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…